Em Foco: “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004), de Michel Gondry

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn| Stitcher | Player FM | YouTube



No episódio #26, o podcast Em Foco analisa “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004), filme dirigido por Michel Gondry, escrito por Charlie Kaufman e estrelado por Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Tom Wilkinson, Elijah Wood e Mark Ruffalo.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o longa narra a história de Joel, um homem tímido e solitário que descobre que sua ex-namorada, Clementine, contratou um inovador e estranho serviço que apaga memórias de relacionamentos dos quais você não quer mais se lembrar. Revoltado, ele decide fazer o mesmo e também apagar as memórias que tem de Clementine. Mas Joel acaba mudando de ideia durante o procedimento quando percebe que algo errado está acontecendo.

“Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” foi escolhido como pauta deste episódio pelos membros do Cineclube Cinematório, a partir de uma seleção de filmes que teve curadoria do cineasta Paulo Henrique Fontenelle, diretor dos documentários “Loki – Arnaldo Baptista”, “Cássia” e “Dossiê Jango”. Ele participa deste podcast ao lado de Renato Silveira, Kel Gomes e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Além da análise do filme em si, o programa também traz o perfil do diretor Michel Gondry e comentários sobre a série “Kidding”, que reuniu Gondry e Jim Carrey quase 15 anos depois.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

– Receba nossas newsletters e conteúdo exclusivo de cinema! Saiba mais!

Cineclube Cinematório

Fora de Quadro

— Trailer legendado da série “Kidding”:

 

— Making of da cena de “Kidding” comentada por Paulo Henrique Fontenelle no podcast:

 

Textos, imagens e outros materiais relacionados

— Podcast Cinematório Café: “Estou Pensando em Acabar com Tudo”

— Podcast Cinematório Café: 1999 – O último ano dos melhores filmes das nossas vidas

— Podcast Cinematório Café: “Yesterday” e um mundo sem os Beatles

— Crítica: “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, por Renato Silveira (publicada em agosto de 2004)

— Trailer original:

 

— Algumas cenas do filme:

 

— O simbolismo dos cabelos de Clementine (em inglês):

 

— Nosso debate no YouTube sobre o filme:

 

— Videoclipes dirigidos por Michel Gondry:

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.