Edição online do festival FIM celebra o cinema de mulheres

A edição de 2020 do FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema começou hoje, dia 10, e vai até a próxima terça-feira, dia 17 de novembro, com programação gratuita. A primeira edição aconteceu em 2018, em São Paulo, e este ano o evento volta a acontecer, mas em ambiente online devido às restrições de contato social impostas pela pandemia da Covid-19. Mesmo em tempos desafiadores, o festival reafirma sua missão de valorizar e premiar a presença feminina em tela e atrás das câmeras, e também a pluralidade das narrativas cinematográficas, exibindo filmes dirigidos e/ou protagonizado por mulheres de várias regiões do Brasil e do mundo, além de promover atividades formativas.

As exibições incluem 30 filmes entre longas, médias e curtas-metragens em mostras competitivas, não competitivas e programas especiais inteiramente gratuitos. E na programação educativa, estão debates, cursos, palestras, mentorias e masterclasses muito especiais, incluindo uma aula exclusiva da aclamada diretora francesa Claire Denis mediada pelo educador e especialista Robert Milazzo da Modern School of Film de Nova York. Claire Denis é uma das mulheres homenageadas do festival e tem dois de seus filmes integrando a programação: “Deixe a Luz do Sol Entrar” (2017) e “35 Doses de Rum” (2008). Também são destaques a celebração do centenário de nascimento de Clarice Lispector (1920 – 1977) e a homenagem à diretora, atriz, dramaturga e escritora mineira Grace Passô.

Para a Mostra Competitiva Nacional, sete filmes foram escolhidos entre 57 inscritos de 10 estados brasileiros: “A Mulher de Luz Própria”, de Sinai Sganzerla; “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo; “Até o Fim”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa; “Hilda Hilst Pede Contato”, de Gabriela Greeb; “Meio Irmão”, de Eliane Coster; “Meu Sangue é Vermelho”, de Graciela Guarani e Tiago Dezan; e “Um Dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira. Caberá ao público eleger o  título vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora. E há também o júri da crítica, composto por integrantes das Elviras – Coletivo das Mulheres Críticas de Cinema, Juliana Melo, Cecilia Barroso e nossa editora, Raquel Gomes.



A Mostra Internacional traz as obras “Elliott Erwitt – O Silêncio Cai Bem” (2019), de Adriana Lopez Sanfeliu; “Abrir a Voz” (2017), de Amandine Gay; “Tarde para Morrer Jovem” (2018), de Dominga Sotomayor; “Silvia” (2018), de María Silvia Esteve; e “Jinn” (2018), de Nijla Mu`min.

“Um Dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira.

Produzido pela Casa Redonda, correalizado pelo Sesc São Paulo em parceria com Associação Cultural Kinoforum, o FIM foi idealizado por Minom Pinho e conta com a correalização de Zita Carvalhosa. O patrocínio é do Itaú e Diageo, copatrocínio da Avon, com apoio institucional do Instituto Diageo, Projeto Paradiso, Embaixada da França no Brasil, Grupo Mulheres no Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e Núcleos Criativos Latino-americanos. O comitê curatorial é formado por Beth Sá Freire, diretora-adjunta desde 2001 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e colaboradora oficial do Festival de Curtas de Oberhausen, na Alemanha, e Márcia Vaz, curadora de filmes e produtora cultural, membra do Programmers of Colour Collective.

 

SERVIÇO
FIM20 – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, 2ª edição
De 10 a 17 de novembro de 2020 (online)
Gratuito
Programação, mais informações e acesso aos filmes e atividades aqui.