Em Foco: “Thelma & Louise” (1991), de Ridley Scott

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn| Stitcher | Player FM | YouTube



No episódio #29, o podcast Em Foco analisa o filme “Thelma & Louise” (1991, EUA), dirigido por Ridley Scott e estrelado por Geena Davis e Susan Sarandon.

Completando 30 anos de lançamento em 20 de maio de 2021, o longa-metragem escrito por Callie Khouri venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Na trama, Thelma (Davis) e Louise (Sarandon) são duas amigas que decidem fazer uma viagem de férias e deixar seus trabalhos e companheiros para trás. Elas caem na estrada para se libertarem das opressões que vivem no dia a dia, sem imaginar que acabariam sendo perseguidas pela polícia como criminosas.

O elenco também conta com Harvey Keitel, que interpreta o detetive Hal Scolumb; Michael Madsen, que vive Jimmy, namorado de Louise; Christopher McDonald, que faz Darryl, marido de Thelma; e Brad Pitt, que faz o papel de J.D., um ladrão de beira de estrada a quem Thelma e Louise dão carona.

“Thelma & Louise” estreou no Festival de Cannes, fora de competição, e só foi lançado no Brasil em 15 de novembro de 1991. No Oscar, além de ter venceido a estatueta de Roteiro Original, o longa concorreu como Melhor Direção para Ridley Scott, Atriz para Geena Davis e Susan Sarandon, Fotografia para Adrian Biddle e Montagem para Thom Noble.

Além da análise do filme em si, o nosso podcast também traz informações dos bastidores e os perfis de Geena Davis e Ridley Scott.

Participam do podcast sobre “Thelma & Louise”: Renato Silveira e Kel Gomes, editores do cinematório, Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Carlos Quintão, crítico, professor e realizador do podcast Cabine Cine Rádio.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast:

00:00:00 – Introdução

00:04:20 – Grande Angular: ficha técnica do filme e perfil do diretor Ridley Scott

00:17:38 – Close-up: perfil da atriz Geena Davis

00:26:19 – Ponto de Vista: análise e comentários sobre o filme

01:21:43 – Zoom: análise do ato final do filme e sua relação com o western

01:37:58 – Fora de Quadro: a influência de “Thelma & Louise” na música

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Fora de Quadro

— Videoclipe de “Crazy”, do Aerosmith, inspirado em “Thelma & Louise”:

 

— Tori Amos canta “Me and a Gun”, música que ela escreveu inspirada por “Thelma & Louise”:

 

Textos, imagens e outros materiais relacionados

Entrevista de Geena Davis ao The Guardian, em que a atriz fala sobre as mudanças na vida e na carreira após os 40 anos.

— Análise do roteiro do filme:

 

— Geena Davis e Susan Sarandon falam sobre o legado do filme:

 

— Trailer original:

 

— Algumas cenas do filme:

 

— Paródia: James Corden e Susan Sarandon recriam finais alternativos para o filme

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.