"Uma Verdade Inconveniente" (An Inconvenient Truth, 2006), de Davis Guggenheim - Foto: Paramount Pictures/Divulgação
"Uma Verdade Inconveniente" (An Inconvenient Truth, 2006), de Davis Guggenheim - Foto: Paramount Pictures/Divulgação

Cinema e Ciência: Relações Internacionais e Meio Ambiente

O Cinema e Ciência é fruto da parceria entre o cinematório e o MM Gerdau — Museu das Minas e do Metal. Neste episódio, nós discutimos filmes que falam sobre o meio ambiente. O nosso recorte é na poluição e na crise climática, e como esses temas tão urgentes são tratados do ponto de vista das relações internacionais.

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherPlayer FM

Devido às restrições de funcionamento do museu por causa da pandemia do novo coronavírus, esta edição foi realizada online, através de uma live transmitida pelo canal do museu no YouTube. O bate-papo ao vivo aconteceu no dia 9 de setembro de 2021 (a gravação em vídeo pode ser vista logo abaixo).

Entre os filmes comentados estão os documentários “Uma Verdade Inconveniente”, “Oceanos de Plástico” e “Lixo Extraordinário”, além de ficções como “O Menino que Descobriu o Vento” e “O Impossível”. A partir dessas obras, discutimos assuntos como aquecimento global, exploração florestal, acúmulo e destinação de resíduos, incluindo a poluição da água.

Para conversar sobre os filmes e outros tópicos relacionados ao tema, Renato Silveira e Kel Gomes recebem Letícia Britto, pesquisadora e doutora em Relações Internacionais. E a apresentação da conversa é de Marina Andrade, coordenadora do Programa CoMciência, do MM Gerdau.

— Gravação da live desta edição do Cinema e Ciência sobre Meio Ambiente:

 

— Galeria de imagens exibidas durante o debate do Cinema e Ciência sobre Meio Ambiente:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: