Famosas franquias de games que ganharam produções no cinema

Games e cinema

PHOTO by Pixabay
PHOTO by Pixabay

Nos últimos anos, dois dos entretenimentos mais populares do mundo contemporâneo, os jogos eletrônicos e o segmento audiovisual, têm cruzado os nossos caminhos como nunca antes na história. Afinal, ao menos na teoria, é a união de duas forças da indústria que tem o potencial de reunir públicos de várias gerações.

Até por isso, a lista de famosas franquias de jogos que viraram filmes no século XXI é extensa. Contudo, isso não significa que o triunfo conquistado no setor de games tem sido garantia de sucesso na indústria cinematográfica. Pelo contrário, pois a alta expectativa dos fãs em cima de produções baseadas em títulos conceituados acaba, em muitas das vezes, não sendo correspondida nas telonas.



Para contextualizar o assunto, vamos tomar como exemplo Resident Evil, Hitman e Uncharted, três franquias de estilos distintos que não hesitaram em levar as suas respectivas histórias para a sétima arte. Mas fica a pergunta: será que corresponderam às expectativas?

Resident Evil

Games e cinema

PHOTO by Pixabay
PHOTO by Pixabay

Desde 1996 no mundo dos games, poucas franquias do gênero Survival Horror conseguiram tanto destaque a nível de crítica e em gerações distintas de consoles como Resident Evil.

Não por acaso, entre lançamentos, spin-offs, e versões repaginadas, a série já lançou mais de 20 jogos em quase três décadas de mercado, com destaque para a trilogia de remakes: “Resident Evil”, “Resident Evil 2” e Resident Evil 3” — todas elas disponíveis no PC e nos principais consoles da Sony e Microsoft.

Sendo assim, já consagrada no início dos anos 2000, a franquia estreou nos cinemas com “Resident Evil: O Hóspede Maldito” (2002). Estrelada pela atriz Milla Jovovich, na pele da personagem Alice, a produção agradou muitos fãs e abriu as portas para mais seis filmes nos anos seguintes.

Confira abaixo, em ordem cronológica, todos os lançamentos de Resident Evil na indústria cinematográfica:

  • “Resident Evil: O Hóspede Maldito” (2002);
  • “Resident Evil: Apocalipse” (2004);
  • “Resident Evil: A Extinção (2007);
  • “Resident Evil: Recomeço” (2010);
  • “Resident Evil: Retribuição” (2012);
  • “Resident Evil: O Capítulo Final” (2017);
  • “Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City” (2021).

Apesar de altos e baixos em sua trajetória no audiovisual, não é exagero algum colocar a franquia como uma das séries de jogos mais bem-sucedidas no cinema.

Onde assistir: todos os filmes estão disponíveis no streaming brasileiro, mas espalhados em diferentes serviços de assinatura, como Netflix, Globoplay, HBO Max e outros mais.

Hitman

Games e cinema

PHOTO by Pixabay
PHOTO by Pixabay

A série Hitman, protagonizada pelo personagem Agente 47, está em alta no mercado de games há mais de 20 anos. Destaque para os títulos como “Hitman Trilogy”, uma versão remasterizada dos clássicos da franquia disponível para PC e consoles como Xbox Series X/S, e slots como “Hitman – Slot Online”, uma das muitas opções disponíveis em plataformas de jogos de cassino online, que traz o agente popular nas bobinas.

O fato é que, devido ao rápido sucesso nos games, foi apenas uma questão de tempo para que o Agente 47 ganhasse a sua primeira versão cinematográfica: o longa-metragem “Hitman” (2007). Apesar do filme não ter agradado a crítica especializada e o público, a atuação de Timothy Olyphant, na pele do Agente 47, conseguiu arrancar alguns elogios.

Oito anos mais tarde, novamente com Olyphant no elenco, a série ganhou mais um lançamento nos cinemas: “Hitman: Agente 47” (2015). Porém, assim como no primeiro filme, o segundo e último longa-metragem acabaram não emplacando nas telonas.

Onde assistir: no streaming brasileiro, tanto “Hitman” quanto “Hitman: Agente 47” estão disponíveis para assistir no serviço de assinatura Star+, da Disney.

Uncharted

Games e cinema

PHOTO by Pixabay
PHOTO by Pixabay

Série exclusiva dos consoles Playstation, “Uncharted” se encaixa no estilo de jogo ação-aventura e carrega consigo algumas influências de Indiana Jones, franquia cinematográfica estrelada por Harrison Ford que se destacou, dentre vários aspectos, por combinar ciência e museu de maneira influente no segmento.

O título que marcou o início da saga nos games foi “Uncharted: Drake’s Fortune”, em 2007. Nele, os jogadores tiveram o primeiro contato com o protagonista Nathan Drake e o seu mentor, Victor Sullivan.

Desde então, já foram lançados vários títulos, incluindo versões remasterizadas, spin-offs e coleções, como o recente “Uncharted: Legacy of Thieves Collection” para Playstation 5 — compilado que reúne “Uncharted 4: The End of Thieves” e o spin-off “Lost Legacy”.

Vale destacar que “Uncharted: Legacy of Thieves Collection” fez parte da estratégia de lançamento da primeira produção cinematográfica da série: “Uncharted: Fora do Mapa” (2022). No entanto, mesmo com um grande potencial a ser explorado pelos roteiristas, o filme não empolgou a maioria dos fãs — e muito menos a crítica especializada em geral.

Nem mesmo o elenco de peso escalado, estrelado por Tom Holland, Mark Whalberg e Antonio Banderas, conseguiu colocar “Uncharted: Fora do Mapa” no rol dos grandes filmes de gênero ação-aventura deste ano.

Onde assistir: o filme chegou aos cinemas em fevereiro e atualmente está disponível para locação nas plataformas do YouTube, Google Play Filmes e Prime Video.

Novidade: famoso jogo de luta ganhará adaptação no cinema

Clássico game de luta da década de 1990, Streets of Rage ganhará a sua primeira versão cinematográfica. Protagonizado pelos personagens Blaze Fielding, Axel Stone e Adam Hunter, o jogo marcou época na era dos gráficos 2D, principalmente no console Mega Drive, da Sega.

Ainda sem data definida para estrear nos cinemas, o longa-metragem será produzido pela dj2 Entertainment e distribuído pela Paramount Pictures. Além disso, é válido ressaltar que Derek Kolstad, idealizador da renomada franquia John Wick, é quem está escrevendo o roteiro do filme.

Games e cinema