Filme brasileiro “Tinnitus” está em competição do prestigiado Festival de Karlovy Vary

O filme “Tinnitus”, do diretor Gregório Graziosi, foi selecionado para a 56ª edição do Festival de Karlovy Vary, que acontece em julho, na República Tcheca.

O segundo longa do cineasta paulista conta a história de uma atleta de saltos ornamentais que sofre um grave acidente. A jovem tenta retornar às competições, mas é atormentada por um zumbido constante dentro do ouvido.

A protagonista é interpretada pela atriz luso-brasileira Joana de Verona (“Mistérios de Lisboa”, “Praça Paris”) e o elenco tem participação do grande ator Antônio Pitanga (“Barravento”, “Casa de Antiguidades”).



Além de Graziosi, o filme tem como roteirista o cineasta Marco Dutra, de filmes como “Trabalhar Cansa”, “As Boas Maneiras” e “O Silêncio do Céu”. A fotografia é assinada pelo renomado Rui Poças que, que trabalhou em filmes como “Tabu”, “Zama” e “O Ornitólogo”. A produção é de Zita Carvalhosa.

“Tinnitus” será exibido no festival dentro de uma nova mostra competitiva, chamada “Proxima”. Segundo os organizadores, a curadoria desta seção prioriza filmes que tenham propostas narrativas ousadas e que desafiam uma categorização. Ao todo participam 12 títulos, mesma quantidade da competição principal do evento, da qual sai o vencedor do prêmio máximo, o Globo de Cristal.

"Tinnitus" (2022), de Gregório Graziosi - Divulgação
“Tinnitus” (2022), de Gregório Graziosi – Divulgação

Graziosi se formou em cinema na FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado. Antes de “Tinnitus”, ele realizou o longa-metragem “Obra”, estrelado por Irandhir Santos e lançado em 2014, quando ganhou o prêmio da crítica no Festival do Rio. No início da carreira, ele dirigiu curtas-metragens que foram selecionados para festivais internacionais como Cannes, Havana, Locarno e Mar del Plata.

O Festival de Karlovy Vary está previsto para acontecer entre os dias 1º e 9 de julho.