Filme sobre o Manguebeat vence o 14º In-Edit Brasil

O filme “Manguebit”, dirigido por Jura Capela, é o grande vencedor da 14ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

O longa-metragem conta a história de um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas no Brasil, o Manguebeat, que agitou a cena musical do Recife nos anos 1990. O filme conta com depoimentos dos criadores do Manguebeat, além de seus companheiros, herdeiros, produtores e músicos. 

O júri do festival destacou que “Manguebit” é “um trabalho magistral de recuperação de acervo e montagem, que eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único”.



O júri do In-Edit Brasil concedeu ainda um Prêmio Especial para “Cafi”, filme dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney, que recupera a trajetória do artista plástico e fotógrafo pernambucano Carlos da Silva Assunção Filho, mais conhecido como Cafi. Ele é responsável por imagens que estão nas capas de discos icônicos da música brasileira. 

Por fim, o documentário “Alan” recebeu uma menção honrosa do júri. O filme dirigido pelos irmãos Daniel Lisboa e Diego Lisboa fala sobre o rapper baiano Alan, um dos precursores do Hip Hop em Salvador. Ele chamou a atenção do público e da mídia por invadir o palco em shows de bandas famosas com o objetivo de divulgar seu trabalho.

O 14º In-Edit Brasil aconteceu entre 15 e  29 de junho, com sessões online e presenciais, em São Paulo. Os filmes vencedores ainda não possuem data de estreia no circuito comercial.