Jogos de Poder (Jeux d'influence, 2019, 6x60), de Jean-Xavier de Lestrade, Antoine Lacomblez - Foto: Whats's Up Films/Divulgação

Festival Varilux exibe online séries francesas inéditas no Brasil

O Festival Varilux de Cinema Francês vai disponibilizar quatro séries francesas, recentes e inéditas no Brasil, para serem assistidas online. Segundo os curadores, as produções selecionadas mostram a diversidade de temas e abordagens da produção francesa atual, incluindo desde o suspense com questões políticas, passando por dramas humanistas e sociais.

A maratona Varilux começa a partir de 14 de julho e cada série ficará disponível por um mês. A primeira é “Jogos de Poder”, que acompanha um grupo de personagens formado por um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido. Eles se envolvem em uma trama de suspense político, inspirada em eventos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária. São oito episódios com 50 minutos de duração cada.

As outras séries que fazem parte do Festival Varilux são “Cheyenne e Lola”, “As Sentinelas” e “O Que Pauline Não Diz”. Confira os detalhes logo abaixo. O acesso é gratuito, por meio do site variluxcinefrances.com.



De 14 de julho a 13 de agosto

JOGOS DE PODER

(Jeux d’influence)

2019 / 8×60′ / Drama, Thriller

Com: Alix Poisson, Laurent Stocker, Jean-François Sivadier

Direção e criaçao : Jean-Xavier de Lestrade, Antoine Lacomblez

Sinopse: Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.

De 28 de julho a 27 de agosto

CHEYENNE E LOLA

(Cheyenne et Lola)

2020 / 8×50′ / Drama

Com: Veerle Baetens, Charlotte Lebon

Direção: Eshref Reybrouck

Showrunners: Virginie Brac, Fanny Talmone

Sinopse: Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.

De 11 de agosto a 10 de setembro

AS SENTINELAS

(Les Sentinelles)

2022 / 7×50′ / Drama

Com: Pauline Parigot, Louis Peres, Birane Ba

Direção: Jean-Philippe Amar

Showrunners: Thibault Valetoux, Frédéric Krivine

Sinopse:Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.

De 25 de agosto a 24 de setembro

O QUE PAULINE NÃO DIZ

(Ce que Pauline ne vous dit pas)

2021 – 2022 / 4×52′ / Drama

Com: Ophelia Kolb, Grace Seri, Sylvie Testud

Diretor: Rodolphe Tissot

Showrunners: Antoine Lacomblez, Julien Capron

Sinopse: Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstancias, se torna a principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a confiança da sua própria família.