"Ararat" (2022), de Guto Gomes - Divulgação
"Ararat" (2022), de Guto Gomes - Divulgação

33º Curta Kinoforum exibe 218 filmes em programação híbrida

A 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum acontece entre 18 e 28 de agosto, com programação híbrida. Ao todo, 218 filmes serão exibidos em sessões presenciais na capital paulista, mas com parte da programação disponível online e com acesso gratuito para todo o Brasil.

A participação brasileira no festival responde por 109 obras, de 19 estados e do Distrito Federal, sendo que 39 curtas nacionais terão sua primeira exibição no país. Alguns destaques são “Ararat”, de Guto Gomes, que traz no elenco José Abujamra e Joaquim Muylaert, filhos da cineasta Anna Muylaert (“Que Horas Ela Volta?”), e “Coletânea de Histórias Extremamente Curtas”, que é estrelado por Denise Fraga, mãe do diretor do filme, Pedro Fraga Villaça.

Os curtas brasileiros na programação também incluem “Antes do Amanhã”, novo trabalho dirigido pela também atriz Djin Sganzerla (“Mulher Oceano”), e  “Romance”, com  Gilda Nomacce e Enrique Diaz, e dirigido pela atriz e roteirista Karine Teles (“Benzinho”). Vale a pena conferir ainda “Tamo Junto”, no qual o músico Criolo atua e o rapper Emicida contribui com a canção final do curta.



"Romance" (2021), de Karine Teles - Divulgação
“Romance” (2021), de Karine Teles – Divulgação

Na programação internacional, estão curtas finalistas do Oscar e premiados nos festivais de Cannes, Berlim, Sundance e Locarno. Para completar, o festival faz uma homenagem ao centenário de Pier Paolo Pasolini com a exibição de curtas que marcaram a trajetória do celebrado cineasta italiano, diretor de clássicos como “O Evangelho Segundo São Mateus” e “Mamma Roma”.

Confira a programação completa do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum e os filmes disponíveis online no site kinoforum.org.