"Ponto de Ruptura" (Le point de reprise, 2022), de Nicolas Panay - Divulgação
O francês "Ponto de Ruptura", de Nicolas Panay, é um dos filmes na competição internacional do 24º FestCurtasBH - Foto: Divulgação

24ª edição do FestCurtasBH aborda a temática dos sonhos

Com inspirações entre o fazer cinematográfico e o ato de sonhar – seja de olhos fechados ou não – a Fundação Clóvis Salgado realiza mais uma edição do tradicional Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, o FestCurtasBH. Ao todo, 148 filmes serão exibidos, entre mostras competitivas, paralelas e especiais, distribuídas ao longo de 46 programas.

O evento acontece entre 14 e 23 de outubro e celebra o marco de maior número de filmes nacionais inscritos em uma única edição: de 2.690 inscrições recebidas por 110 países, 946 foram nacionais e abrangeram todos os estados do Brasil.

Com acesso gratuito ao público, o 24º FestCurtasBH conta com sessões de filmes (incluindo exibições em película 35mm e 16mm), mesa-redonda, debates, exposição, show de abertura, além da oficina de crítica “Corpo Crítico”, que chega à quinta edição consecutiva. O público poderá, ainda, ter acesso online a parte da seleção de curtas na plataforma cineHumbertoMauro/MAIS durante o período de 14 a 24 de outubro.



A programação presencial ocupa os espaços do Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias e Galeria Aberta Amílcar de Castro, no Palácio das Artes. A mostra conta, também, com a ocupação do Espaço Mari’Stella Tristão pela artista plástica Efe Godoy, que entrelaça seu hibridismo entre desenho, pintura, música e performance à proposta do festival, com uma exposição individual inédita.

Com abordagens que perpassam a reflexão de gênero e o onírico nas artes, as obras de Efe retratam frequentemente animais e plantas em simbiose com o humano, além de aspectos da vida cotidiana, da memória e do passar do tempo. A exposição gratuita “Para Sonhar Imagens de Transformação” tem curadoria de Matheus Antunes, um dos coordenadores do FestCurtasBH, e ficará em cartaz do início do festival até 30 de outubro.

Veja a programação completa no site do FestCurtasBH.

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Clóvis Salgado.