"Salvatore: Shoemaker of Dreams" (2022), de Luca Guadagnino - Divulgação
"Salvatore: Shoemaker of Dreams" (2022), de Luca Guadagnino - Divulgação

Feed Dog 2022 exibe filme inédito de Luca Guadagnino

O Feed Dog Brasil — Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição celebrando a volta ao cinema, no formato presencial, em São Paulo. O evento acontece de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta – Anexo, com todas as sessões gratuitas.

Unindo moda e cinema, o Feed Dog Brasil apresenta este ano 15 filmes, a maioria inédita no circuito comercial. A seleção apresenta importantes nomes da moda e também questões próprias do setor — que pretende faturar globalmente 1 trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda indústria que mais castiga o meio ambiente.

A programação do Feed Dog Brasil acontece também em instituições de ensino parceiras (Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro), com a realização de sessões especiais, mesas de debate sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva e um encontro com o estilista e figurinista  João Pimenta. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.



“No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo”, diz a curadora Flávia Guerra.

Guadagnino inédito na programação

O inédito “Salvatore: Shoemaker of Dreams”, do aclamado diretor Luca Guadagnino (“Me Chame Pelo Seu Nome”) abre o 6º Feed Dog Brasil no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, numa cerimônia para convidados.

O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos  Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo.

 

Grandes nomes do universo da moda estão festival em filmes inéditos, como “Io sono il sole”, que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990.

Destaque também para a estilista Mary Quant, no documentário “Quant”, dirigido pela cineasta e designer de moda Sadie Frost, e o emergente criador Kyle Westphal, em “Let Me Be Me”.

Já no clássico “Mode in Paris”, William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980, com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão, como “A Fashion Uprising”, sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh.

"A Fashion Uprising" (2018), de Laurent Lunetta e Ariel Wizman - Divulgação
“A Fashion Uprising” (2018), de Laurent Lunetta e Ariel Wizman – Divulgação

Temas como estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda são abordados em “Subjects of Desire”. A digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, é retratada em “Girl Gang”. Já a história do Jeans nos Estados Unidos é o tema de “Riveted: The History of Jeans”.

Em 2022, o Feed Dog Brasil também apresenta a sua primeira Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo da moda.

A equipe artística do festival selecionou uma série de títulos que concorrem ao prêmio de melhor filme no valor de 1 mil reais. A sessão acontece no dia 19/10, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema – Anexo, com a cerimônia de premiação após a sessão.

Confira a programação completa do Feed Dog Brasil no site oficial do evento.

Com informações da assessoria de imprensa do Feed Dog Brasil.