"Três Tigres Tristes" (2022), de Gustavo Vinagre - Divulgação
"Três Tigres Tristes" (2022), de Gustavo Vinagre - Divulgação

Festival Mix Brasil celebra 30 anos com pré-estreias e mostra de curtas online

Plataformas online e diversos espaços físicos em São Paulo recebem a 30ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, principal evento cultural LGBTQIA+ realizado no país. A marca de 30 anos é celebrada neste 9 de novembro com a cerimônia de abertura da ampla programação.

Entre os dias 14 e 23 de novembro, o público poderá acompanhar, na plataforma Sesc Digital, a mostra Competitiva Brasil de curtas-metragens do Mix Brasil. São ao todo 16 filmes, realizados em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os curtas poderão ser vistos gratuitamente aqui.

Também online, a plataforma Spcine Play recebe alguns títulos dos programas Queer.doc e Reframe que compõem o 30º Mix Brasil. Já a programação presencial estará em cartaz nas salas de cinema de São Paulo, de 9 a 20 de novembro. A entrada é gratuita, exceto para as exibições no Espaço Itaú Augusta, que têm valor único de R$20,00 em qualquer sessão.



Toda Forma de Existir

Com foco em obras relacionadas à sexualidade e identidade de gênero em diversas formas de expressão, o Mix Brasil é referência nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o festival propõe trazer a vanguarda das representações artísticas em filmes, promovendo a inclusão social e abrindo espaço para a expressão de diferentes estilos de vida, além de ampliar a conscientização sobre as questões LGBTQIA+.

Celebrando o tema “Toda Forma de Existir”, a 30ª edição traz 119 filmes de 35 países, incluindo o vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes e indicado da Bélgica ao Oscar 2023, “Close”, de Lukas Dhont, que estará presente no festival. Dhont participa de um bate-papo na Biblioteca Mário de Andrade e irá discutir suas ideias sobre o cinema e seu processo criativo. A conversa terá a participação de jovens realizadores brasileiros dentro do MixLab Spcine, projeto realizado em parceria com a Spcine.

"Close" (2022), de Lukas Dhont - Divulgação
“Close” (2022), de Lukas Dhont – Divulgação

Outro destaque é o filme de abertura: o brasileiro “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre, vencedor do prêmio Teddy de Melhor Longa no Festival de Berlim.

A programação conta ainda com experiências XR de realidade estendidas vindas da França, Holanda, Taiwan, China e Chile, além de seis espetáculos teatrais inéditos, apresentações musicais, Show do Gongo com Marisa Orth e literatura. O festival também homenageia com o prêmio Ícone Mix a artista multimídia Linn da Quebrada.

Destaques internacionais

O Panorama Internacional do 30º Mix Brasil traz títulos de diretores e atores que tiveram suas obras premiadas e selecionadas nas últimas edições dos festivais de Cannes, Berlim, Sundance, San Sebastián, Locarno, Tribeca, Toronto e Frameline. A maioria é inédita no Brasil.

Além de “Close”, entre os destaques estão “Algo que Você Disse Ontem à Noite”, de Luis De Filippis, que levou o prêmio Sebastiane do Festival de San Sebastián; “Túnica Turquesa”, de Maryam Touzani, Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes; “Nelly & Nadine” de Magnus Gertten, vencedor do Teddy de Melhor Documentário em Berlim — conta a história real de duas mulheres que se conheceram em um campo de concentração; e “Girl Picture”, Prêmio do público em Sundance e indicado da Finlândia ao Oscar 2023.

"Algo Que Você Disse Ontem à Noite" (Something You Said Last Night, 2022), de Luis De Filippis - Divulgação
“Algo Que Você Disse Ontem à Noite” (Something You Said Last Night, 2022), de Luis De Filippis – Divulgação

Já “Fogo-Fátuo”, exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, e “Winter Boy”, seleção oficial do Festival de Toronto, são os novos filmes do português João Pedro Rodrigues e do francês Christophe Honoré, respectivamente.

Na lista dos internacionais ainda estão “Sublime” de Mariano Biasin, eleito o Melhor Filme Latino em San Sebastián; “Antes que Eu Mude de Ideia” de Trevor Anderson, melhor atuação para Vaughan Murrae no Festival de Locarno; “Casa Susanna”, de Sébastien Lifshitz, seleção oficial de Veneza; “The Five Devils”, de Léa Mysius, protagonizado pela atriz francesa Adèle Exarchopoulos (de “Azul é a Cor Mais Quente”) e seleção oficial do Festival de Cannes; “O Amor” de Shariff Nasr, seleção oficial do Frameline; e “Objetos não Identificados”, de Juan Felipe Zuleta, prêmio do público no Outfest Los Angeles.

Panorama nacional

Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo representam a cinematografia brasileira nos oito longas e médias que compõem a Mostra Competitiva do 30º Mix Brasil.

Os títulos concorrendo ao Coelho de Ouro são: “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, prêmio melhor atuação no Cine Ceará; “Germino Pétalas no Asfalto”, de Coraci Ruiz e Julio Matos, melhor trilha sonora no Festival Guarnicê; “Paloma”, de Marcelo Gomes, melhor longa da Première Brasil no Festival do Rio, “Panteras”, de Breno Baptista, seleção oficial do Queer Lisboa; “Regra 34”, de Julia Murat, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; “Transe”, de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor; “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre; e “Uýra – A Retomada da Floresta”, de Juliana Curi, eleito pelo público como melhor documentário no Frameline.

"Regra 34" (2022), de Julia Murat - Foto: Esquina Filmes/Divulgação
“Regra 34” (2022), de Julia Murat – Foto: Esquina Filmes/Divulgação

Já na programação de curtas-metragens, poderão ser assistidos filmes das cinco regiões do Brasil. Na Mostra Competitiva de Curtas, são 14 filmes de  diversos estados, trazendo um retrato dinâmico da viva e efervescente produção brasileira no formato.

Outros trabalhos nacionais e estrangeiros compõem os 12 programas de curtas divididos pelos temas: “Campos de Batalha”, “Comedy Queers”, “Contos da Pérsia”, “Corações Indomáveis”, “Descolonize Minha Corpa”, “Gen Z”, “Lesbianas”, “Pais, Mães e Filhes”, “Pele Selvagem”, “Sweet & Sour” e  “Crescendo com a Diversidade” — este último destinado ao público de todas as idades.

Realidade estendida

Ao completar 30 anos, o Mix Brasil inclui na sua programação experiências XR de realidades estendidas. Essas imersões, as primeiras LGBTQIA+ XR da América Latina, trazem, por exemplo, “Parentalidade Pós-Humana em Realidade Híbrida”, experiência transmídia que convida casais ou solteiros à “procriar” digitalmente em uma clínica pós-humana usando Inteligência Artificial e simulação visual.

Outras atrações XR no Mix Brasil incluem: “Lady Sapiens — The Experience”, uma viagem no corpo de uma mulher caçadora da era paleolítica; “Lips”, que convida o público a entrar em um corpo feminino para despertar seu desejo; e “No Vapor”, na qual silhuetas de homens, sozinhos, em pares ou em grupos, abandonam-se à exploração de sua sexualidade em uma sala cheia de neblina.

 

Toda a programação do 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade pode ser conferida no site mixbrasil.org.br e também através do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.