"Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui" (2021), de Erica Sarmet - Foto: Divulgação

Festival OLAR destaca cinema latino-americano realizado por mulheres

Até 26 de novembro, acontece o 1º Observatório Latino-americano de Realizadoras (OLAR) cuja programação online e gratuita destaca o cinema latino-americano realizado por mulheres. Além dos filmes, o evento ainda conta transmissão de aulas abertas.

O OLAR surge como um movimento que busca exercer a América Latina a partir do cinema. Para isso, proporciona um espaço de encontro e diálogo entre trabalhadoras do audiovisual de diversos países, promove a construção de memória das realizadoras do cinema latino-americano e a formação de profissionais.

Idealizado por Cíntia Lima e Lilian de Alcântara, cineastas pernambucanas, o festival ganha corpo com uma programação que colabora para o protagonismo de Pernambuco no circuito audiovisual latino-americano. “Nosso objetivo é fazer do OLAR um espaço de troca de conhecimento para que observemos e conheçamos o trabalho umas das outras”, pontua Cíntia.



Entre as sessões, a Mostra Referência Olar coloca foco sobre a obra da realizadora indígena mexicana Yolanda Cruz. Até a segunda-feira (21/11), o longa “Hope, Soledad” e o curta “Las lecciones de Silveria”, ambos de direção de Yolanda, podem ser assistidos gratuitamente pelo público no site do festival.

De terça-feira (22/11) a sábado (26/11) entram em cartaz: a Mostra Competitiva, que concederá o Prêmio Sara Gómez de Melhor Curta-metragem; a Sessão Relatos de Cine, com obras que abordam a participação das mulheres na história do cinema; e a Sessão Perspectivas Pernambucanas, que traz um panorama contemporâneo das produções do Estado. A curadoria de filmes é assinada pelas idealizadoras com participação de Caroline Pavez, cineasta mapuche chilena, nas duas primeiras sessões. Ao todo, as três mostras reúnem 20 curtas de diversos gêneros de Cuba, Brasil, Argentina, Chile, Guatemala e México.

Entre 23 e 25 de novembro, o OLAR transmite aulas abertas sobre três temáticas, por meio do YouTube: “Co-produção Internacional”, com Mariana Murillo; “Acessibilidade no Audiovisual”, com Danielle França; e “Olhares Lesbianos – Narrativas de (r)Existências”, com Thais Faria. Ainda no sábado (26/11), acontece uma live de encerramento do festival com a premiação do melhor curta da Mostra Competitiva Sara Gómez.

Tanto os filmes quanto as aulas abertas contam com opções de legenda em português e espanhol, podendo ser conferidos em toda a América Latina. O 1º OLAR é uma realização da Olar Filmes com incentivo do Funcultura através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

 

SERVIÇO: 
1º Observatório Latino-Americano de Realizadoras (OLAR)
Até 26 de novembro
Gratuito e online
www.realizadoraslatinas.com