Mostra de Tiradentes em 2020 - Foto Leo Lara/Universo Produção
Mostra de Tiradentes em 2020 - Foto Leo Lara/Universo Produção

26ª Mostra de Tiradentes anuncia os longas da Mostra Aurora

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre 20 e 28 de janeiro de 2023, com exibição de filmes, debates e outras atividades. A programação, de volta ao formato presencial, será realizada em torno da temática “Cinema Mutirão”. Para a Mostra Aurora, principal competitiva do evento, sete títulos inéditos, em pré-estreia mundial, foram escolhidos pela curadoria de Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira.  Dedicada a filmes feitos por realizadores e realizadoras com até três longas-metragens na carreira, a Aurora se caracteriza como um seção vigorosa de produções brasileiras contemporâneas, apresentando trabalhos estéticos e narrativos muito expressivos.

Em termos regionais, é um ano especial para o Rio de Janeiro, com três filmes na competição, a mais significativa presença do estado na seleção em todas as edições. Os longas de 2023 são os seguintes:

“A Vida são Dois Dias” (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus;



Foto: Aline Belfort

“As Linhas da Minha Mão” (MG), de João Dumans;

Foto: Divulgação

“Cervejas no Escuro” (PB), de Tiago A. Neves;

Foto: Divulgação

“Peixe Abissal” (RJ), de Rafael Saar;

Foto: Divulgação

“Solange” (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten;

“Solange”, de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten – Foto: Divulgação

“Vermelho Bruto” (DF), de Amanda Devulsky;

Foto: Divulgação

“Xamã Punk” (RJ), de João Maia Peixoto.

Foto: Divulgação

Como é praxe na Aurora, o conjunto de longas-metragens exibe distintas aproximações com a linguagem, alguns mergulhando mais radicalmente em suas propostas, outros construindo pontes e caminhos com determinadas tradições. Os filmes serão avaliados pelo Júri Oficial, formado por Cristina Amaral, cineasta e montadora; Dácia Ibiapina, cineasta, diretora e professora; Ester Marçal Fér, pesquisadora e professora; Gabriel Albuquerque Silva, jornalista e pesquisador; e Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico, pesquisador e professor. O vencedor receberá o Troféu Barroco, além de diversos prêmios oferecidos por parceiros do evento.

 

SERVIÇO
26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
De 20 a 28 de janeiro de 2023
Tiradentes – MG
Mais informações aqui.