Mostra O Cinema de Tim Burton está em cartaz no CCBB

Tim Burton - Divulgação
Tim Burton - Divulgação

A retrospectiva O Cinema de Tim Burton abre a programação de 2023 do cinema do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.

A mostra começa no Rio de Janeiro, de 4 de janeiro a 6 de fevereiro, e depois segue para outras duas cidades: São Paulo, de 25 de janeiro a 26 de fevereiro, e Belo Horizonte, de 1º de fevereiro a 6 de março. Na capital mineira, o CCBB montará uma estrutura exclusiva para as exibições.

A mostra exibirá 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor. Ele próprio avalizou a seleção.



Os filmes de Tim Burton em cartaz

Tim Burton recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, sucessos de público e de crítica, a retrospectiva apresenta desde um dos primeiros filmes do cineasta, o premiado curta “Vincent” (1982) — uma homenagem a Vincent Price, ídolo do diretor –, até o remake de “Dumbo” (2019).

A programação também conta com oito títulos estrelados por Johnny Depp, mais frequente colaborador de Burton, que encarnou personagens icônicos como Edward Mãos de Tesoura e Willy Wonka.

O público também pode ver seis longas com a participação da atriz Helena Bonham Carter, ex-companheira de Burton e mãe de seus dois filhos, entre eles “A Noiva Cadáver” (2005) e “Alice no País das Maravilhas” (2010).

Destaque também para “Os Fantasmas se Divertem” (1988), o primeiro longa de Burton com Michael Keaton, que depois estrelaria “Batman” (1989), o maior sucesso de bilheteria do diretor, e “Batman: O Retorno” (1992).

Não poderia faltar também o filme preferido de Burton, “Ed Wood” (1994), cinebiografia daquele que é considerado o pior diretor de todos os tempos.

"A Noiva Cadáver" (Corpse Bride, 2005), de Tim Burton - Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação
“A Noiva Cadáver” (Corpse Bride, 2005), de Tim Burton – Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

O público também terá a oportunidade de assistir a duas produções de 1982 para televisão dirigidas por Burton, que está no ar atualmente com a série “Wandinha”. São elas: “João e Maria”, especial feito para a Disney; e “O Teatro dos Contos de Fadas: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, clássica série produzida e apresentada pela atriz Shelley Duvall, que já foi apresentada nas TVE e TV Cultura.

Complementando a seleção, serão exibidos também “O Estranho Mundo de Jack” (1993), de Henry Selick; 18 filmes dirigidos por ídolos de Burton como Roger Corman (“A Pequena Loja dos Horrores”, de 1960, e “O Corvo”, de 1963, entre outros), Ed Wood (“Plano 9 do Espaço Sideral”, de 1959) e James Whale (“A Noiva de Frankenstein”, de 1935).

Para a alegria dos cinéfilos adultos e mirins, um detalhe que faz toda a diferença: quatro filmes serão exibidos em película 35mm: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005, dublado em português), “A Noiva Cadáver” (2005), “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e “Sombras da Noite” (2012).

Atividades extras

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá diversas atividades extras, todas gratuitas, como o debate “O estranho mundo de Tim Burton”, com a professora e diretora de arte Beth Jacob, o jornalista e crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira e a mediação do curador da mostra Breno Lira Gomes.

Outras atrações são a palestra “Batman na visão de Tim Burton”, com o crítico e cineasta Mario Abbade, e a masterclass “O gótico estilizado – a literatura gótica no cinema de Tim Burton”, com o professor e curador Eduardo Reginato.

A programação conta ainda com oficina de caracterização com maquiagem para o público e participações de cosplays de personagens icônicos de Burton.

Para a palestra e a masterclass, serão distribuídas senhas a partir de meia hora antes do início do evento na entrada do cinema.

Confira a programação completa no site do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O espaço funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras.