Mostra Tiradentes SP no CineSesc - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Foto: Leo Lara/Universo Produção

Público já pode votar no Festival Sesc Melhores Filmes 2023

Em 2023, o Festival Sesc Melhores Filmes chega a sua 49ª edição, possibilitando ao público exercer seu lado crítico e escolher suas produções preferidas exibidas nos cinemas durante o ano anterior. A votação fica aberta de 1º a 28 de fevereiro no site melhoresfilmes.sescsp.org.br.

O Festival Sesc Melhores Filmes é o mais antigo e um dos mais tradicionais festivais de cinema de São Paulo. Criado em 1974, o evento oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Quem não mora na capital paulista também pode participar e terá a oportunidade acompanhar a programação gratuita na plataforma Sesc Digital.



Participam do Festival Sesc Melhores Filmes 2023 um total de 372 filmes, sendo 229 estrangeiros e 143 nacionais. Ao todo são 11 categorias premiadas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator, entre as produções estrangeiras, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Documentário, entre as produções nacionais.

Para votar, o público deve acessar o site melhoresfilmes.sescsp.org.br e se cadastrar. Ao final da votação, quem votar em todas as categorias ganha um voucher que pode ser trocado por um ingresso para o festival ou filme em cartaz no CineSesc até o final de 2023 (exceto para outras Mostras e Festivais).

Os filmes premiados também são escolhidos por meio de votação por um júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil. Os editores do cinematório, Renato Silveira e Kel Gomes, participam do júri.

O 49º Festival Sesc Melhores Filmes acontecerá de 5 a 26 de abril de 2023, com exibições no CineSesc e programação gratuita de filmes na plataforma Sesc Digital.