"Nostalgia" (2022), de Mario Martone - Imagem: Divulgação

Em sua 10ª edição no Brasil, 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a 18 cidades

Em 2023, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 10ª edição no Brasil, entre os dias 22 a 28 de junho. A programação especial convida o público a embarcar em uma viagem pela Itália por meio de uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria inéditos nas salas de cinema brasileiras. Nesta edição, o Festival chega a 18 cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife, Maceió, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Niterói, Búzios e Volta Redonda. Na capital mineira, as exibições acontecem no UNA Cine Belas Artes (R. Gonçalves Dias, 1581, Lourdes).

Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais populares de sua geração, participa da abertura do Festival, amanhã, dia 22 de junho, em São Paulo, na sessão especial com exibição única do longa “Profetas” (Profeti, 2022), de Alessio Cremonini, sobre a relação entre Sara (Jasmine Trinca), uma jornalista italiana que é sequestrada pelo Estado Islâmico (ISIS) em uma viagem para cobrir a Guerra da Síria, e Nur (Isabella Nefar, jovem atriz filha de mãe iraniana e pai italiano), uma guerrilheira estrangeira, nascida em Londres, que casou com um guerreiro do ISIS e vive no Califado.

Jasmine Trinca em “Profetas” (2022), de Alessio Cremonini

Conversa com o público e debate sobre mulheres no cinema

Muito ativa nos movimentos culturais da Itália, Jasmine Trinca também é atuante pela maior presença das mulheres na direção em outras posições de chefia no audiovisual italiano. Para falar de sua experiência como atriz, cineasta e da mulher no cinema, ela participa em São Paulo de um debate sobre a presença das mulheres no audiovisual italiano e o que se tem feito para que os números sejam mais igualitários e o cinema mais diverso. O evento será na nesta sexta-feira, dia 23, às 19h, no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo (Av. Higienópolis, 436, Higienópolis). A conversa conta ainda com a presença da cineasta brasileira Laís Bodanzky (“Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “A Viagem de Pedro”), que também vai falar de sua experiência como cineasta, mas, claro, da perspectiva das mulheres de cinema no Brasil. A mediação é da jornalista Flavia Guerra. Antes do bate-papo, será exibido o curta “Being my Mom” (2020), dirigido por Jasmine. Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, Jasmine também participa de debate com o público no Rio de Janeiro, com a mesma pauta do que ocorre em São Paulo, às 18h30, no Istituto Italiano di Cultura do Rio (Av. Pres. Antônio Carlos, 40 / 4° piano, Centro).



A programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano em  São Paulo e no Rio de Janeiro conta também com o longa de estreia de Jasmine Trinca, MARCEL!, indicado ao prêmio Caméra d’Or no Festival de Cannes (dedicado aos longas-metragens de estreia) em 2022, quando ela também integrou o júri oficial do evento. No sábado, 24 de junho, Jasmine participa da sessão de 16h, em São Paulo, e conversa com o público na sequência. Já no Rio de Janeiro, a realizadora apresenta o longa na sessão de 20h de segunda-feira,  26 de junho, e participa de bate-papo com o público no final.

“Sergio Leone – O italiano que inventou a América”

Importante presença no 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o diretor Francesco Zippel apresenta seu longa “Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América” (2022), no sábado, dia 24 de junho, às 20h, no Espaço Itaú Augusta (R. Augusta, 1475, Consolação), em São Paulo. A sessão será seguida de bate-papo. O documentário homenageia o cineasta conhecido como uma das figuras fundadoras do sub gênero “western spaghetti” e seu legado para a sétima arte. O longa conta com depoimentos emocionantes de Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Jennifer Connelly, entre outros, além de apresentar imagens raras do próprio Leone, que fala de sua vida, trabalho, inspiração e paixão pelo cinema.

Zippel também participa de debate com o público no Rio de Janeiro, no domingo, dia 25 de junho, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), após a sessão de 18h. A conversa será mediada pelo crítico e professor Marcelo Müller e conta com a presença do curador do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio.

“Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América” (2022), de Francesco Zippel – Imagem: Divulgação

Outros destaques da curadoria do 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Em pré-estreia brasileira, “Nostalgia” (2022), de Mario Martone, esteve na Seleção Oficial em Competição no Festival de Cannes, também integra a programação. No longa, Pierfrancesco Favino, um dos grandes atores do cinema contemporâneo, faz o papel de Felice Lasco. Depois de vários anos vivendo no Egito, Felice retorna à sua Nápoles natal para reencontrar a mãe idosa que ele havia abandonado sem aviso quando era ainda adolescente. Pierfrancesco Favino também protagoniza o premiado longa “Jogada de Amor” (Corro da Te, 2022), de Riccardo Milan: uma história que, por meio do humor, aborda temas pertinentes como o capacitismo e o machismo.

Também integram a programação: “Onde a vida começa” (Alla Vita, 2022), primeiro longa-metragem de Stéphane Freiss como realizador; “Mundo Cão” (Mondocane, 2021), filme que marca a estreia de Alessandro Celli no cinema; o premiado “A Estranha Comédia da Vida” (La Stranezza, 2022), de Roberto Andò, apresentando um imponente Toni Servillo interpretando Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século 20, dominado por uma crise criativa e em viagem à Sicília.

Outros dois destaques: “Interdito a Cães e Italianos” (2022), de Alain Ughetto, animação agraciada com o Prêmio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, em que o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte composição histórica, se relacionando com a história dos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte, na Itália, e forçados a emigrar; e “A Viagem de Papa Francisco”, do premiado documentarista Gianfranco Rosi, um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.

Mostra paralela: Ciclo “A Grande Arte no Cinema”

Em paralelo à programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, acontece o ciclo A Grande Arte no Cinema, com nove documentários dedicados às artes visuais. Esta é uma bela oportunidade para apreciar, na telona e em alta definição, os trabalhos dos artistas mais famosos da história, bem como conhecer alguns valiosos segredos por trás das suas obras. Estes documentários unem as histórias de vida dos artistas retratados à qualidade artística de suas obras. São filmes que aliam o caráter informativo ao deleite visual e ao entretenimento. Cada documentário será lançado como um “filme evento”, para cativar ainda mais o interesse dos espectadores e espectadoras.

Programação:

Parte 1

22 junho

“Caravaggio – A Alma e o Sangue”, de Jesus Garces Lambert

29 junho
“Michelangelo – Infinito”, de Emanuele Imbucci

6 julho
“Klimt & Schiele – Eros e Psique”, de Michele Mally

13 julho
“Eu, Leonardo da Vinci”, de Jesus Garces Lambert

20 julho
“Tintoretto – Um Rebelde em Veneza”, de Giuseppe Domingo Romano

Parte 2

27 julho
“Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu”, de Giovanni Piscaglia

3 agosto
“Monet – Magia de Luz e Água”, de Giovanni Troilo

10 agosto
“Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido”, de Claudio Poli

17 agosto
“Hitler vs Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte”, de Claudio Poli

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do Ministero della Cultura e da Cinecittà, com organização logística – Bonfilm.

 

SERVIÇO
8 ½ Festa do Cinema Italiano
De 22 a 28 de junho de 2023
Em 18 cidades do Brasil: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), Natal, Porto Alegre, Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campinas (SP), Niterói (RJ), Búzios (RJ) e Volta Redonda (RJ).
Programação completa e mais informações aqui.

 

Com informações da assessoria de imprensa do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.