"Oppenheimer" (2023), de Christopher Nolan - Divulgação/Universal Pictures
"Oppenheimer" (2023), de Christopher Nolan - Divulgação/Universal Pictures

cinematório café: O sucesso e a catástrofe de “Oppenheimer”

Nesta edição do podcast cinematório café, nós analisamos “Oppenheimer” (2023), filme dirigido por Christopher Nolan que narra a história por trás da criação da bomba atômica a partir do ponto de vista do cientista J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Baseado no livro “American Prometheus”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, “Oppenheimer” é sobre a participação do físico teórico americano no Projeto Manhattan, criado pelo governo dos Estados Unidos para produzir as primeiras armas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, o filme mostra como Oppenheimer passou a ser acusado, por este mesmo governo, de envolvimento com com o Partido Comunista e atividades de espionagem.

O elenco de “Oppenheimer” também conta com Emily Blunt, Tom Conti, Matt Damon, Robert Downey Jr. e Florence Pugh, além de participações de Rami Malek, Casey Affleck, Dane DeHaan, Kenneth Branagh e Gary Oldman.

Sentam-se à mesa conosco neste episódio para discutir “Oppenheimer”, Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Renné França, professor, crítico e cineasta, diretor do filme “Terra e Luz”.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

— Reportagem da BBC Brasil sobre J. Robert Oppenheimer:

 

— Entrevistas concedidas por J. Robert Oppenheimer anos após a detonação das bombas atômicas sobre o Japão:

 

— Especialista em física atômica comenta cenas de “Oppenheimer”:

 

— Vídeo-ensaio sobre os protagonistas assombrados dos filmes de Christopher Nolan:

 

— Trailer:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Onde ver "Oppenheimer" no streaming: