"Retratos Fantasmas" (2023), de Kleber Mendonça Filho - Divulgação/Cinescópio
"Retratos Fantasmas" (2023), de Kleber Mendonça Filho - Divulgação/Cinescópio

“Retratos Fantasmas” vai representar o Brasil no Oscar 2024

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta terça-feira, 12 de setembro, o longa-metragem escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024. O escolhido foi “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho.

Selecionado para o Festival de Cannes deste ano, “Retratos Fantasmas” é uma produção da CinemaScópio Produções, com coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, e distribuição portuguesa da Nitrato Filmes. O longa traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.

“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, afirmou Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção.



O filme “Retratos Fantasmas” disputou a vaga com outros 28 longas-metragens, inscritos e habilitados e, na semana passada, passou para o segundo turno com cinco títulos: “Estranho Caminho”, de Guto Parente, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria, “Pedágio”, de Carolina Markowicz, e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

A Comissão de Seleção deste ano foi formada por: Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Com informações da assessoria de imprensa da Academia Brasileira de Cinema.