"Ping Pong: Virando o Jogo" (2023), de Deng Chao e Yu Baimei - Divulgação
"Ping Pong: Virando o Jogo" (2023), de Deng Chao e Yu Baimei - Divulgação

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega à 8ª edição

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, chega à sua 8ª edição com o tema “Em Busca da Luz”.  De 6 a 15 de outubro no CCSP (Centro Cultural São Paulo), o público terá a oportunidade de assistir a 12 produções chinesas contemporâneas, a maioria delas inéditas no Brasil. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1h30 antes das sessões.

Os filmes selecionados exploram um dos aspectos mais essenciais da cultura chinesa: a construção da ligação das suas raízes por meio de ligações familiares de afeto e superação. Entre suas principais atrações, a mostra apresenta o filme “Cordão da Vida”, de Qiao Sixue, estrelado por Badema e Idar. Premiado no 20th Film Channel Media Focus Unit, a obra narra a jornada de Arus, que leva sua mãe de volta às estepes, sua terra natal, em busca de seu lar perdido na memória.



Já o comovente “Irmãos”, de Guo Xiuzhuan, exibido no 14º Festival de Cinema de Taiwan, explora os laços inquebráveis entre dois irmãos: Wen Guang, que enfrenta o desafio do autismo, e o caçula Wen Xiu. Juntos, enfrentam sozinhos as adversidades da vida.

Outras obras exibidas em festivais importantes podem ser vistas na 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, entre elas “Ping Pong: Virando o jogo”, de Deng Chao e Yu Baimei, premiado como o melhor filme do ano no Movie Channel M List pela sua qualidade e impacto. O longa narra a jornada da equipe masculina de tênis de mesa da China do início dos anos 1990 que, abalada por derrotas consecutivas contra a equipe sueca, reergue-se sob a liderança do treinador Dai Minjia, interpretado por Deng Chao

Outro filme na seleção é “Acima das Nuvens”, de Liu Zhihai, laureado como o mais popular filme do ano na categoria Exploração Artística no 29th Beijing International Film Festival. Este drama de guerra mergulha na história de um jovem soldado do Exército Vermelho, Hong Qichen.

Já “Yanagawa”, de Zhang Lü, recebeu o Cyclo d’Or, no 28º Festival Internacional de Cinema Asiático de Vesoul (França). A trama segue Lidong, que, na juventude, tinha uma paixão secreta por Achuan. O desaparecimento súbito daquela mulher deixou Lidong abalado por mais de uma década.

Road movies, documentários com temas atuais, animação e ficção científica também estão na programação da mostra, que tem curadoria assinada por Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que coordenou o Festival Internacional de Cinema de Macau e foi curadora Sydney Culture Week Series, na Austrália.

Confira a programação completa no site oficial.

Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Confúcio.