"Baby" (2024), de Marcelo Caetano - Divulgação
"Baby" (2024), de Marcelo Caetano - Divulgação

Cannes 2024: “Baby”, de Marcelo Caetano, é selecionado para a Semana da Crítica

O filme “Baby”, do diretor mineiro radicado em São Paulo Marcelo Caetano (“Corpo Elétrico”), foi selecionado para a 63ª Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes 2024. É a estreia mundial do longa-metragem, que é o segundo dirigido por Caetano.

Organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, a mostra competitiva reúne sete filmes de diretores de primeiro e segundo longa, escolhidos entre mais de 1.000 inscritos. “Baby” é uma coprodução oficial (Brasil – França – Holanda) e contou com recurso públicos geridos pela ANCINE – Agência Nacional do Cinema e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do HBF – Hubert Bals Fund do Festival de Roterdã e do NFF – Netherlands Film Fund. É uma coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição.

Depois de estrear seu primeiro filme, “Corpo Elétrico”, no Festival de Roterdã, Marcelo Caetano comemora a seleção para a Semana da Crítica, em Cannes: “‘Baby’ não poderia nascer em melhor lugar. A Semana da Crítica é a mostra dedicada aos diretores em primeiro e segundo longa. É um espaço para um cinema de invenção, para novas temáticas e linguagens. Alguns dos cineastas que mais me influenciaram foram descobertos pela Semana.”



"Baby" (2024), de Marcelo Caetano - Divulgação
“Baby” (2024), de Marcelo Caetano – Divulgação

O filme também marca mais um projeto de Marcelo rodado no Centro de São Paulo. “Baby é uma carta cheia de paixão e dor ao Centro de São Paulo, lugar que eu filmo há 15 anos, desde meus primeiros curtas-metragens. Em ‘Baby’, os personagens estão em constante movimento. Eles cruzam as ruas da cidade em busca de liberdade e da realização de seus desejos. É um filme antes de tudo sobre a cumplicidade e a amizade, em meio ao caos”, conta o diretor.

"Baby" (2024), de Marcelo Caetano - Divulgação
“Baby” (2024), de Marcelo Caetano – Divulgação

“Baby” conta a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. “Os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família. Apesar das diferenças e dos atritos, eles se agarram um ao outro. É difícil dar um nome para a relação deles, é uma paixão meio doida, é também uma amizade cheia de desencontros. No fundo, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles”, revela Marcelo Caetano.

"Baby" (2024), de Marcelo Caetano - Divulgação
“Baby” (2024), de Marcelo Caetano – Divulgação

No elenco principal estão João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. O filme também conta com Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.

Texto e fotos fornecidos pela assessoria de imprensa do filme.