Cidade das Sombras

Fazer filmes específicos para o público infanto-juvenil normalmente significa entrar em um terreno arriscado. Bilheterias modestas (ou abaixo do esperado) de títulos como “A Bússola de Ouro”, “O Agente Teen” (1 e 2), “Alvin e os Esquilos” e até mesmo “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian” são exemplos disto. Quando esse tipo de filme se prende a uma faixa etária muito limitada e não é capaz de agradar seu público alvo tudo vai por água abaixo. É o que acontece com “Cidade das Sombras” – que no Brasil teve lançamento direto em DVD.

Com direção de Gil Kenan (“A Casa Monstro”) e roteiro de Caroline Thompson (“Edward Mãos de Tesoura”) adaptado do livro de Jeanne Duprau, o filme conta a história de um povo que habita uma cidade subterrânea chamada Ember, onde a eletricidade é a única fonte de luz. Passados 200 anos as luzes da cidade começam a falhar e cabe a dois adolescentes desvendar os mistérios que envolvem Ember e salvar seus conterrâneos da escuridão total.



As personagens construídas por Thompson e Duprau esbarram na caricatura, sem com isso manter um tom de humor agradável. Há um líder ditador e bobalhão, os cidadãos alienados, um gênio reprimido e desiludido pelo sistema político vigente, a avó doida e, claro, os prodígios heróis adolescentes. O filme é arrastado durante seus 30 minutos iniciais, e de repente todos os mistérios começam a ser resolvidos mais rápido do que o necessário e com relativa facilidade, o que quebra o clima da maior parte das cenas de ação.

Se o filme não é capaz de prender o espectador através da emoção e da aventura, os mais atentos também podem notar que diversos erros de continuidade estão espalhados pelo longa e que os efeitos especiais deixam a desejar.

Quanto às atuações, o casal de protagonistas (Harry Treadaway e Lara McIvor) tem participação apagada. O destaque fica para o prefeito representado Bill Murray, mas suas aparições não são suficientes para salvar “Cidades das Sombras” da monotonia que o contagia.

nota: 4/10 –- não se culpe por não ver

Cidade das Sombras (City of Ember, EUA, 2008)
direção: Gil Kenan; roteiro: Caroline Thompson (baseado no livro de Jeanne Duprau); fotografia: Xavier Pérez Grobet; montagem: Adam P. Scott, Zach Staenberg; música: Andrew Lockington; produção: Gary Goetzman, Tom Hanks; com: Harry Treadaway, Lara McIvor, Bill Murray, Tim Robbins, Toby Jones, Saoirse Ronan, Martin Landau, Mackenzie Crook; estúdio: Playtone, Walden Media; distribuição: Paris Filmes. 95 min