Frankenstein e Lobisomem são mutantes!

Foi somente ao rever “X-Men Origens: Wolverine” que me dei conta da clara referência que o filme faz a dois monstros clássicos, praticamente reecenando um dos encontros bizarros e inesquecíveis da era de ouro do cinema de horror. Estou falando, claro, de “Frankenstein Encontra o Lobisomem”, de 1943, que saiu aqui naquela coleção bacana da Universal em DVD.

Ora, a menção às “balas de Adamantium”, que seriam as únicas capazes de matar Logan, remete imediatamente às balas de prata, nocivas ao Lobisomem – e de lobo Wolverine tem muito. Da mesma forma, o projeto Arma XI, que cria o Deadpool, é obviamente um espelho do monstro de Frankenstein, sendo ele constituído de partes (poderes) de outras pessoas (mutantes). O coronel Stryker chega até mesmo a ordenar que sua ajudante “ative” o experimento. Só faltou a descarga elétrica.



Não que essas referências tornem o filme melhor. Na verdade, trazem à memória aquela coisa chamada “Van Helsing”, que curiosamente também tem Hugh Jackman envolvido com o Lobisomem.