Visão além do alcance

No último balanço que fizemos sobre os filmes que estavam na fila de espera para serem lançados no Brasil, a maioria já conseguiu, pelo menos, uma previsão de estreia – como “À Prova de Morte”, que deve chegar finalmente em novembro, e “Halloween”, que está apontado para julho. Outros já entraram em cartaz, como “Desejo e Perigo”, “A Garota Ideal” e “Half Nelson” (este acabou indo parar direto na TV paga).

Continuam sem previsão: “I’m a Cyborg, But That’s OK“, de Park Chan-wook, “Juízo Final“, de Neil Marshall [A Europa promete este para setembro nos cinemas.], “The Science of Sleep“, de Michel Gondry, e “Youth Without Youth“, de Francis Ford Coppola. “Redacted – Guerra Sem Cortes“, de Brian De Palma, chegou a ser anunciado para abril pela Imagem Filmes, mas cadê? Vergonha total.



Agora, é hora de acrescentar mais alguns títulos à nossa lista:

Deixe Ela Entrar“, de Tomas Alfredson

Sucesso absoluto no circuito de festivais (passou na Mostra de São Paulo de 2008) e também no mercado americano, onde causou até polêmica devido a uma edição em DVD com problemas na legendagem, este “filme de terror” sueco permanece inédito inclusive em homevideo no Brasil. É capaz de a refilmagem americana chegar primeiro, hein?

Fanboys“, de Kyle Newman

Nem mesmo a popularidade de “Star Wars” fez esta comédia emplacar. Se nos EUA já deu trabalho para ser lançada, devido a aporrinhação dos irmãos Weinstein, aqui no Brasil, então, a coisa fica mais complicada. Ainda sem distribuição, é bem possível que acabe saindo direto em DVD, com um daqueles títulos constrangedores, do tipo “Fanáticos nas Estrelas” ou “Os Nerds Contra-Atacam”.

The Informers“, de Gregor Jordan

Baseado em livro de Bret Easton Ellis (“Psicopata Americano”), trata-se de um daqueles filmes-mosaico, com vários personagens cruzando seus caminhos. O cenário é a Los Angeles dos anos 80. É um filme que chama a atenção pelo elenco também, com Mickey Rourke, Billy Bob Thornton, Kim Basinger, Winona Ryder e Brad Renfro em seu último trabalho. Grande parte da crítica americana detonou e a bilheteria foi um fiasco, mesmo para um lançamento limitado. Creio que, com sorte, veremos o filme em DVD no Brasil. Mas antes alguém precisa comprá-lo.

JCVD“, de Mabrouk El Mechri

ATUALIZAÇÃO: O filme vai ser lançado em agosto em DVD no Brasil, pela Swen Filmes (agradecemos ao Rene Hendrick e ao Hélio Flores).

Filmes estrelados por Jean-Claude Van Damme costumavam chegar direto nas locadoras brasileiras. Os últimos, desapercebidamente. Mas chegavam. Este “JCVD”, porém, continua ausente das prateleiras – e olha que é o trabalho do astro dos filmes de porrada que mais rendeu comentários na imprensa nos últimos anos. Será que está sendo esnobado porque não é um filme de luta?

Observe and Report“, de Jody Hill

ATUALIZAÇÃO: O filme vai ser lançado direto em DVD no Brasil pela Warner, em 13 de agosto, com o título “Caos no Shopping Center” (agradecemos ao Hélio Flores).

Este chegou a ser anunciado pela Warner ainda para o primeiro semestre no Brasil, mas subitamente desapareceu do calendário de estreias e até agora não voltou. E olha que comédias estreladas por Seth Rogen e Anna Faris geralmente têm espaço garantido nas salas. Por esta ter sido bastante comentada nos EUA desde que foi exibida no South by Southwest Festival, vamos torcer para que a Warner ainda considere exibi-la por aqui na telona.

Sonata de Tóquio“, de Kiyoshi Kurosawa

Outro favorito das mostras do ano passado que continua sem previsão de lançamento no Brasil. Para isso, de nada adiantou ter ganhado a Un Certain Regard em Cannes ou o prêmio de Melhor Filme no Asian Awards. Não encontramos informação de compra. De qualquer forma, se já tem distribuidor brasileiro, está bem guardado no fundo do freezer. Uma pena, já que é um belíssimo filme, que certamente faria sucesso no circuito alternativo.

Sunshine Cleaning“, de Christine Jeffs

Estrelado por Amy Adams e Emily Blunt, e ainda com Alan Arkin no elenco, esta comédia dramática ainda não foi comprada pelas distribuidoras brasileiras. Estreou nos EUA em março, mais de um ano após ter feito a premiere em Sundance. Teve uma ótima recepção da crítica, mas isto nunca basta para garantir lançamento no Brasil. De duas, uma: ou vai acabar como “A Garota Ideal”, que ficou pulando de galho em galho no calendário e foi lançado em circuito restritíssimo, ou esbarraremos com o filme nas locadoras um dia desses.

Tyson“, de James Toback

O documentário sobre um dos grandes pugilistas de todos os tempos foi aclamado pela crítica nos festivais e chegou ao circuito americano no mês passado pela Sony Pictures Classics, que, ao que consta, só tem os direitos de exibição nos EUA. Por aqui, nada ainda.

What Just Happened?“, de Barry Levinson

Esta sátira dos bastidores de Hollywood entrou em cartaz nos EUA em outubro do ano passado e, até agora, nem mesmo em DVD pintou por aqui. Distribuído lá pela Magnolia, no Brasil ainda não foi comprado. Uma pena, já que é um bom filme, ainda que restrito a um público que acompanha a indústria hollywoodiana mais de perto. Mesmo assim, por ter Robert De Niro, Sean Penn e Bruce Willis (e Kristen Stewart, Robin Wright, Stanley Tucci, Catherine Keener…) no elenco, um mínimo de publicidade já estaria garantida.

Eis mais alguns títulos que permanecem no limbo da distribuição no Brasil. Se você lembrar de mais algum, deixe a sugestão nos comentários que incluiremos na lista.

– “$9.99
– “Anvil! The Story of Anvil

%d blogueiros gostam disto: