A Cavalgada das Valquírias – um post musical

Clique no PLAY

Essa música que você ouve e certamente já reconheceu é “A Cavalgada das Valquírias”, abertura da ópera de Richard Wagner, escrita no ano de 1854. Mais de um século e meio depois, ela continua influente, tanto é que está intimamente ligada ao filme “Operação Valquíria”, já disponível em DVD.

Estrelado por Tom Cruise – que em fevereiro deste ano veio ao Brasil para divulgar o filme, você deve se lembrar – “Operação Valquíria” gira em torno de uma tentativa de assassinato contra Adolph Hitler, organizada por oficiais nazistas renegados. O esquema armado pelo grupo envolve um plano de emergência batizado por Hitler como “Valquíria” justamente porque a ópera de Wagner era adorada pelo ditador. Para você ter uma idéia, em certo momento no filme, o Führer chega a dizer que “para entender o Nacional-Socialismo, é preciso entender Wagner”.



Reza a lenda também que a “Cavalgada das Valquírias” foi tocada nos rádios-comunicadores de tanques de guerra nazistas, pouco antes de eles iniciarem um ataque. Um episódio que provavelmente inspirou o diretor Francis Ford Coppola a criar uma das cenas mais memoráveis de todos os tempos, no clássico “Apocalypse Now”, de 1979. Foi neste filme que a música foi eternizada no cinema e se tornou referência absoluta na cultura popular, graças ao momento em que o personagem de Robert Duvall ordena um ataque de helicópteros a uma vila vietnamita. A trilha sonora da carnificina promovida pelo exército americano é justamente a “Cavalgada”, que toca nos alto-falantes das aeronaves para, cinicamente, “inspirar” os soldados.

“Apocalypse Now” é o filme mais marcante que utiliza a música de Wagner, mas a história dessa poderosa composição no cinema começa bem antes. Já em 1915, ela podia ser ouvida no clímax de “O Nascimento de uma Nação”, filme seminal e controverso de D.W. Griffith, considerado um dos pioneiros da linguagem cinematográfica. Mais uma vez, a “Cavalgada” é utilizada no contexto de uma guerra. O que faz sentido, se você analisar a origem do título da ópera.

Na mitologia nórdica, as Valquírias são figuras femininas que conduzem os mortos em batalha para o salão de Valhalla, local onde os guerreiros honrados são recebidos pelos deuses. Portanto, há um significado especial para o uso da música em tantos filmes de guerra. Outros que podemos citar são “Soldado Anônimo” e “O Senhor das Armas”.

Mas filmes de outros gêneros também já aproveitaram a obra de Wagner, como a comédia “Os Irmãos Cara de Pau” e o clássico de Federico Fellini, “8 e meio”, sem falar no recente “Watchmen“, em que a “Cavalgada” surge exatamente em uma cena que faz referência a “Apocalypse Now”.