Telão ao ar livre, Scorsese em BH, Buster Keaton em Curitiba, Festival de Petrópolis e os 100 melhores filmes brasileiros

Cinema outdoor

“When We Were Knights”

Aproveitando que o espírito olímpico ainda paira sobre nós, abro a coluna com uma dica de mostra que traz esporte, superação e adrenalina para o cinema. Foi confirmada a 6ª edição do Rocky Spirit, festival ao ar livre que reúne os melhores documentários de aventura produzidos recentemente no mundo com temas como mountain bike, montanhismo, trekking, slackline, escalada e meio ambiente. Mas somente São Paulo e Rio de Janeiro recebem o evento. A primeira apresentação, nos dias 3 e 4 de setembro, no Parque Ibirapuera, e a segunda, nos dias 24 e 25, em local a definir.

A mostra tem programação gratuita, num telão de 700 polegadas e traz 30 títulos inéditos com imagens em alta definição. Entre os destaques internacionais, o filme “Showdown at Horseshoe Hell”, que retrata uma competição de escalada fora do convencional, “The Great Siberian Traverse”, sobre uma expedição de esqui que cruza a ferrovia Transiberiana, e “When We Were Knights”, sobre Base Jump. Além dos filmes, as bandas Funk Como Le Gusta e Jazz na Kombi abrirão as exibições e convidados especiais estarão presentes.



Serviço
VI Rocky Spirit – Festival de Filmes Outdoor
3 e 4 de setembro de 2016, Parque Ibirapuera, São Paulo – SP
24 e 25 de setembro de 2016, local a definir, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita
Programação e mais informações aqui.

Scorsese no MIS Cine Santa Tereza

Colagem retirada do site Inleste
Colagem retirada do site InLeste

A mostra “Martin Scorsese: Cinema Indomável” teve início dia 18 de agosto no MIS Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, e vai até o dia 10 de setembro, apresentando mais de 20 títulos do cineasta norte-americano, todos com entrada gratuita. Uma oportunidade perfeita para conhecer ou rever boa parte da obra desse que é um dos nomes mais importantes da indústria cinematográfica mundial.

“Touro Indomável” foi o escolhido para a abertura e na programação que ainda está por vir constam filmes como “A Última Tentação de Cristo”, “A Invenção de Hugo Cabret”, “Ilha do Medo”, “A Época da Inocência”, “Taxi Driver” e muitos outros.  Lembrando que também estamos na expectativa por “Silence”, seu próximo lançamento como diretor, com estreia prevista para o final do ano.

Serviço
Martin Scorsese: Cinema Indomável
18 de agosto a 10 de setembro de 2016
MIS Cine SAnta Tereza: R. Estrela do Sul, 89 – Santa Teresa, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita
Programação e mais informações aqui.

Festival de Cinema em Petrópolis

Palácio de Cristal - Petrópolis
Palácio de Cristal – Petrópolis

Entre os dias 1º e 4 de setembro, a cidade serrana de Petrópolis será palco de um elegante festival de cinema, nos pontos mais charmosos da cidade. Nesses quatro dias, o Festcine Imperial – Festival de Cinema de Petrópolis vai apresentar 17 filmes, com entrada franca, que serão exibidos no Palácio de Cristal e no Museu Imperial de Petrópolis. Ambos prédios históricos maravilhosos, ícones da cidade e tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Palácio de Cristal também será o cenário da festa de abertura para convidados, que será um baile de máscaras.

Com curadoria de Alexandre Macedo, o festival contará com quatro mostras: Panorama Brasil, que tem oito longas-metragens nacionais; Panorama Internacional, que apresentará “Linhas de Wellington”, com John Malkovich e Catherine Deneuve, além do drama “A Cold Night”, uma coprodução independente do Brasil/Dinamarca/Namíbia; Mostra Direitos Humanos, com o franco-suíço “A Lista de Carla” e o belgaO Caso Pinochet”, entre outros. Ainda haverá sessão especial para crianças, o Cine Sorriso, com a exibição de dois longas-metragens de animação: o francês “O Passarinho Amarelo” e o brasileiro “Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A.”.

Dentre os destaques da programação está a pré-estreia nacional de “Cícero Dias: O Compadre de Picasso”, de Vladimir Carvalho. O festival também vai exibir o longa “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que mostra os sucessos e fracassos do elenco do longa de Fernando Meirelles. Além dos filmes, estão programadas duas mesas de debate:  “O Futuro do Cinema Brasileiro” e “Adaptação para o cinema, Filmes Policiais”.

Serviço
Festcine Imperial – Festival de Cinema de Petrópolis
1 a 4 de setembro de 2016
Palácio de Cristal: R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis – RJ
Museu Imperial: Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis – RJ
Entrada gratuita
Programação e mais informações aqui.

Cinema mudo de Buster Keaton

A Caixa Cultural de Curitiba promove, desde ontem, dia 23, uma mostra muito especial de retrospectiva do cinema de Buster Keaton, lenda da comédia muda, para celebrar sua obra neste ano em que sua morte completa meio século. Com curadoria de João Mussato e Rodrigo Grota, a programação completa vai até dia 28, domingo próximo, e  traz 31 filmes, sendo todos eles pertencentes à fase muda do cineasta. Entre as obras escolhidas, estão clássicos conceituados, como “Sherlock Jr.” (1924) e “A General” (1926), mas também uma parte menos conhecida de seu trabalho, como seus curtas-metragens.

Outro destaque são as programações especiais. A palestra inaugural foi do crítico Luiz Carlos Oliveria Jr. e a de encerramento será do cineasta Murilo Hauser. Ao longo da semana, convidados locais, entre críticos e realizadores, vão comentar os últimos filmes de cada dia. O evento ainda contará com um catálogo exclusivo – o primeiro publicado dedicado a Buster Keaton no Brasil, que poderá ser retirado com a apresentação de dois ingressos da mostra.

Importante salientar que uma das inovações de Keaton foi a figura do protagonista que não muda suas feições no decorrer das ações, permanecendo-se impassível. O nome da mostra faz referência a essa técnica utilizada por ele. Infelizmente, o cineasta acabou perdendo o controle criativo de suas produções ao assinar contratos com grandes estúdios e sua carreira entrou em colapso. Voltou a ficar em evidência apenas em 1952, quando participou do filme “Luzes da Ribalta”, de Charlie Chaplin. Curiosamente, a produção fala sobre um artista em decadência. Essa foi a única dobradinha dos dois famosos comediantes em uma mesma obra.

Serviço
Buster Keaton – O Palhaço Que Não Ri
23 a 28 de agosto de 2016
Caixa Cultuarl Curitiba: R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba – PR
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Programação e mais informações aqui.

 Lançamento do Livro da Abraccine

Essa é a linda capa do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, que já tem data e local de lançamento: dia 1º de setembro, às 16 horas, na Sociedade Recreio Gramadense, durante o 44º Festival de Cinema de Gramado. Lá estarão 21 dos 100 autores, inclusive nosso editor, Renato Silveira, responsável pelo texto sobre “Cinema, Aspirinas e Urubus”, que compõe o conjunto de análises críticas do livro. Aliás, Renato também participará do Festival de Gramado como membro do Júri da Crítica.

A publicação tem apoio do Canal Brasil e sairá pela Editora Letramento.  De confecção luxuosa, em formato de livro de arte e fartamente ilustrada, ela reúne ensaios de críticos e estudiosos de cinema, sócios da Abraccine, sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem. Os 100 filmes foram eleitos através de uma enquete entre os membros da associação, realizada no ano passado. Esta será, portanto, uma importante referência bibliográfica sobre o tema. No site da editora, o livro já está em pré-venda, com frete grátis, inclusive.

Ailton Graça faz seu primeiro protagonista no cinema

“Correndo Atrás”, terceiro longa-metragem de Jeferson De (“Bróder”, “O Amuleto”), começou a ser rodado no último domingo, 21 de agosto, e já tem boas novidades. É estrelado por Ailton Graça, que faz seu primeiro protagonista no cinema, e tem elenco de peso quase todo formado por negros. A comédia conta a história de Ventania, um brasileiro que quer mudar de vida e tenta de tudo para melhorar sua situação.

Escrito por Jeferson De e Helio de La Peña, que também participa como ator, o time conta com Lázaro Ramos, Juan Paiva, Teka Romualdo, Rocco Pitanga, Juliana Alves e a dançarina Lellêzinha, do grupo Passinho, estreando no cinema. Além disso, a direção e produção musical é do rapper BNegão. O lançamento está previsto para 2017, com distribuição da Europa Filmes.

Novo Cineclube em São Paulo

Nasceu mais um espaço de diálogo entre cinéfilos. O Cineclube Metrópole, projeto do Cine Festivais em parceria com o espaço cultural Tapera Taperá, estreou dia 16 de agosto e pretende exibir quinzenalmente filmes brasileiros de diferentes períodos que guardem entre si relações sociais, históricas e políticas, sempre com entrada gratuita.

Na estreia houve a exibição dos filmes “Vailamideus”, de Ticiana Augusto Lima e  “Retrato de Classe”, de Gregório Bacic, seguidos de debate com o próprio Gregório Bacic e o curador do cineclube e editor do Cine Festivais, Adriano Garrett. O próximo evento, ainda dentro do ciclo inaugural denominado “Retratos Geracionais do Cinema Brasileiro”, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30, com os filmes “Contos da Maré”, de Douglas Soares e “Santa Marta – Duas Semanas no Morro”, de Eduardo Coutinho, também com debate após a sessão. Para se programar, fique atento aos eventos divulgados nas fanpages (Facebook) dos organizadores.

Até o próximo Transmissor!