"Matrix" (1999) - Foto: Warner Bros./Divulgação
Foto: Warner Bros./Divulgação

Em Foco: Trilogia “Matrix”

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherPlayer FM



Na edição #15 do podcast Em Foco, celebramos o aniversário de 20 anos do lançamento de “Matrix” (The Matrix, EUA, 1999), de Lana e Lilly Wachowski. Além do filme original, nós discutimos as duas continuações: “Matrix Reloaded” (EUA, 2003) e “Matrix Revolutions” (EUA, 2003).

Estrelada por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne e Hugo Weaving, a trilogia “Matrix” se passa em um futuro pós-apocalíptico, quando seres humanos são criados para viver em uma realidade simulada sem se darem conta de que são escravos de máquinas que tomaram o controle do planeta. Acreditando ter encontrado o Escolhido, que é a única pessoa capaz de destruir o sistema e libertar o restante da humanidade, uma equipe da Resistência arrisca a vida para levá-lo ao mundo real.

O primeiro “Matrix” foi indicado a quatro estatuetas do Oscar e ganhou todas: Melhor Montagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Vinte anos depois, ainda é um dos blockbusters mais influentes produzidos por Hollywood.

Participam deste programa: Renato Silveira, Raquel Gomes, Antônio Tinôco e Stephania Amaral.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Este podcast é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Textos, imagens e outros materiais relacionados ao debate deste episódio:

Keanu Reeves e o diretor de dublês Chad Stahelski relembram a criação das icônicas cenas de ação de “Matrix” (Rotten Tomatoes, em inglês)

“The Matrix Built Our Reality-Denying World” (Vulture)

— 11 homenagens e inspirações no efeito Bullet Time de “Matrix”:

— Stunts de “Matrix” reproduzidos por um dublê sem o uso de cabos:

— Will Smith conta por que recusou papel principal de “Matrix”:

— Trailer original de “Matrix”:

— Trailer original de “Matrix Reloaded”:

— Trailer original de “Matrix Revolutions”:

— Trailer de “Animatrix”:

 


Apoio: