13ª CineBH aquece debates sobre presença internacional do cinema brasileiro

Foto: Universo Produção

Um dos principais eventos audiovisuais da capital mineira, a 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece entre os dias 17 e 22 de setembro e, nesta edição, adota o tema “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”. Com isso, o evento, realizado pela Universo Produção, conecta-se diretamente com as discussões atuais sobre a boa presença da produção cinematográfica nacional no exterior e o que o setor enfrenta dentro do próprio país, onde constantemente luta para continuar existindo e se mostrar relevante diante do público. 

Com curadoria dos críticos Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda, a seleção de filmes da 13ª CineBH traz 85 títulos nacionais e internacionais, em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas. Também acontecerão debates, sessões para crianças e turmas escolares, além de atrações artísticas. A mostra investe ainda na formação e capacitação de profissionais com a oferta de laboratórios, masterclasses, oficinas e workshops.

Programação

Entre os filmes que o público poderá conferir gratuitamente, destaque para a sessão de abertura com a pré-estreia de “A Vida Invisível”, novo longa-metragem do diretor cearense Karim Aïnouz (“O Céu de Suely”), vencedor da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, e escolhido para representar o Brasil no Oscar 2020



“A Vida Invisível”

Na mostra contemporânea, estão “Diz a Ela que me Viu Chorar”, de Maíra Büheler (SP), grande vencedor do 8º Olhar de Cinema; “Animal Indireto”, de Daniel Lentini (RJ); “Os Príncipes”, de Luiz Rosemberg Filho (RJ); “Os Filhos de Macunaíma”, de Miguel Antunes Ramos (SP); “A Noite Amarela”, de Ramon Porto Mota (PB); “Os Dias sem Tereza”, de Thiago Taves Sobreiro (MG); “Os Jovens Baumann”, de Bruna Carvalho Almeida (SP); e “Nietzsche Sils Maria Rochedo de Surlej”, de Julio Bressane e Rodrigo Lima (RJ).

Entre os títulos estrangeiros, haverá exibições de “Paul Sanchez Está de Volta!” (França), de Patricia Mazuy; “Danças Macabras, Esqueletos e Outras Fantasias” (França/Portugal), de Rita Azevedo Gomes, Pierre Léon e Jean-Louis Schefer; “Por El Diñero” (Argentina), de Alejo Moguilansky; “Nightmare Cinema” (EUA), de Mick Garris, Joe Dante, David Slade, Ryuhei Kitamura e Alejandro Brugués; “A Vingança de Jairo” (Colômbia), de Simón Hernández; e o curta “O Mar Enrola na Areia” (Portugal), de Catarina Mourão.

Há também seleção de 14 curtas-metragens de seis estados brasileiros e a mostra “A Cidade em Movimento”, com curadoria da pesquisadora Paula Kimo, trazendo 24 produções realizadas em Belo Horizonte que tratam da experiência de estar na cidade e sua região metropolitana.

Destaque ainda para a mostra “Diálogos Históricos”, com filmes que completam 40 anos de lançamento, refletindo o Brasil de 1979. São eles: “República dos Assassinos”, de Miguel Faria Jr; “Inquietações de uma Mulher Casada”, de Alberto Salvá, e “Maldita Coincidência”, de Sérgio Bianchi. Todos os três filmes serão comentados por Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM.

Os filmes da 13ª CineBH serão exibidos no Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, e no MIS – Cine Santa Tereza.

Homenagem

A homenagem desta edição da mostra é à produtora mineira Filmes de Plástico, que, em 2019, completa uma década de atuação. Criada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, a empresa possui uma constante e bem-sucedida presença de trabalhos em grandes circuitos de exibição desde 2013, quando o curta-metragem “Pouco Mais de um Mês”, de André Novais, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Já “No Coração do Mundo”, mais recente lançamento do grupo, atualmente em cartaz nos cinemas, foi selecionado para competição oficial do Festival de Roterdã, conhecida como Tiger Competition.

“No Coração do Mundo”

Projetos de coprodução

Também integra a programação o Brasil CineMundi – 10th International Coproduction Meeting, importante evento de mercado que celebra dez anos de realização, promovendo a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual internacional. Durante os seis dias, 25 convidados internacionais estarão envolvidos com as atividades. Ao todo, 22 projetos foram selecionados para receber consultorias e participar de rodadas de negócios, visando a coprodução internacional.

Em sua maioria, os projetos estão em fase de desenvolvimento, o que significa que devem levar algum tempo ainda para serem concluídos. De todo modo, já podemos ter uma prévia do que nomes bastante conhecidos no cinema independente brasileiro estão preparando. É o caso por exemplo do mineiro Affonso Uchôa, codiretor do aclamado “Arábia”. Ele participa do 10º Brasil CineMundi com o projeto intitulado “2019”, que tem produção de Julia Alves.

Outra revelação do cinema mineiro recente, a diretora Ana Carolina Soares, do premiado curta “Estado Itinerante”, apresenta o projeto de seu primeiro longa, chamado “Ausente”, com produção de Denise Flores. Chama a atenção ainda o nome da atriz Karine Teles, que estrelou filmes como “Bacurau”, “Benzinho”, “Que Horas Ela Volta” e “No Coração do Mundo”. Também roteirista, ela agora mostrará sua faceta como diretora no projeto “Princesa”, produzido por Tatiana Leite e Thiago Macêdo Correia.

Dentro das celebrações da primeira década de Brasil CineMundi, uma mostra especial, com curadoria de Pedro Butcher, vai exibir quatro longas-metragens cujos projetos iniciais passaram pelas conversas e rodadas de negócio do programa: “A Sombra do Pai”, de Gabriela Amaral Almeida; “Rifle”, de Davi Pretto; “Elon não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr.; e “Éden”, de Bruno Safadi.

“A Sombra do Pai”

SERVIÇO
13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e Brasil CineMundi – 10th International Coproduction Meeting
De 17 a 22 de setembro de 2019
Locais: Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza
Entrada gratuita
Programação e mais informações aqui.