"Contágio" (2011) - Distribuição: Warner Bros.
Cena do filme "Contágio" - Distribuição: Warner Bros.

Cinema e Ciência: Filmes de Epidemias

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Também no: SpotifyCastboxTuneIn | StitcherPlayer FM



Este podcast foi gravado durante a 7ª edição do bate-papo Cinema e Ciência, fruto da parceria entre o cinematório e o MM Gerdau — Museu das Minas e do Metal.

Devido às restrições de funcionamento do museu por causa da pandemia do novo coronavírus, esta edição do Cinema e Ciência foi realizada online, através de uma live transmitida pelo canal do MM Gerdau no YouTube. O bate-papo ao vivo aconteceu no dia 23 de abril de 2020. Além de ouvir a conversa no podcast, você pode assistir à gravação da live logo abaixo.

Justamente por causa do coronavírus, esta edição do Cinema e Ciência tem como tema “Filmes de Epidemias”. Nós selecionamos cinco longas-metragens que tratam do assunto: “Contágio”, “A Gripe” (Flu, produção sul-coreana), “Filadélfia”, “Planeta dos Macacos – A Origem” e “Ensaio Sobre a Cegueira”. O quanto as situações apresentadas nesses filmes se aproximam da realidade? E que informações e práticas podemos tirar deles sobre como lidar com epidemias em nossas vidas? São algumas das questões que nós discutimos no debate.

Para comentar os filmes e conversar sobre outros tópicos relacionados ao tema, Renato Silveira e Kel Gomes recebem Luciana Maria Silva, doutora em Biologia Celular pela UFMG e chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da FUNED (Fundação Ezequiel Dias).


Apoio:

MUBIcinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.