Animação “Perlimps”, de Alê Abreu, estreia no Festival de Annecy

Depois do sucesso de “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar em 2016, o diretor Alê Abreu lança seu novo longa-metragem de animação. Intitulado “Perlimps”, o filme tem suas primeiras exibições oficiais na edição deste ano do Festival de Annecy, na França, considerado o principal evento de cinema de animação do mundo.

A produção brasileira foi selecionada para um dos programas de exibições especiais de Annecy, fora de competição. Esta é a segunda participação de Alê Abreu no festival. A primeira foi em 2014, quando “O Menino e o Mundo” venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem na categoria Cristal, recebendo o troféu principal tanto pela escolha do júri quanto pela escolha do público.

Misturando aventura e fantasia, “Perlimps” mostra a jornada de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. A dupla precisa superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.



"Perlimps" (2022), de Alê Abreu - Foto: Buriti Filmes/Divulgação
“Perlimps” (2022), de Alê Abreu – Foto: Buriti Filmes/Divulgação

Os personagens da animação contam com as vozes de Lorenzo Tarantelli, Stênio Garcia e Giulia Benite (a Mônica dos filmes em live-action da “Turma da Mônica”). Já a trilha musical é assinada por André Hosoi, do grupo Barbatuques, enquanto o desenho de som é do grupo musical mineiro O Grivo.

“A estreia em Annecy era parte de nossos planos sonhadores. Estou muito entusiasmado por ter uma première mundial neste grande festival, que é uma referência para o cinema de animação”, afirma Alê Abreu.

“Perlimps” é produzido por Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi — que também já foi premiado em Annecy pelo filme “Uma História de Amor e Fúria” — e Ernesto Soto Canny junto à Buriti Filmes. Sony Pictures, Globo Filmes e Gloob assinam a coprodução.

"Perlimps" (2022), de Alê Abreu - Foto: Buriti Filmes/Divulgação
“Perlimps” (2022), de Alê Abreu – Foto: Buriti Filmes/Divulgação
"Perlimps" (2022), de Alê Abreu - Foto: Buriti Filmes/Divulgação
“Perlimps” (2022), de Alê Abreu – Foto: Buriti Filmes/Divulgação

Além de “Perlimps”, outro longa de animação brasileiro selecionado para Annecy é “Mundo Proibido”, da dupla Alê Camargo e Camila Carrossine. Conheça o filme e confira nossa entrevista com os diretores.

O Festival de Annecy acontece de 13 a 18 de junho. O lançamento de “Perlimps” no circuito comercial ainda não tem data marcada, mas o filme será lançado no Brasil como uma codistribução entre Vitrine Filmes e Sony Pictures, que tem também os direitos de distribuição para América Latina.

Veja os trailers já divulgados: