"Johan" (1976), de Philippe Vallois - Foto: Divulgação

Pioneiro diretor Philippe Vallois ganha mostra inédita no país

O Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, promove de 20 a 25 de agosto a mostra “Philippe Vallois: cartografias do desejo”. Pioneiro do cinema LGBTQIA+ na França, o diretor visita o Brasil pela primeira vez e tem sua obra exibida de forma inédita no país. Além do Palácio das Artes, parte da programação da mostra está sendo realizada em Juiz de Fora (MG), desde o dia 16 de agosto, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), integrando a programação do evento “Agosto Multicor”.

Com cinco décadas de carreira e aproximadamente trinta trabalhos realizados, Philippe Vallois é reconhecido mundialmente por ter buscado mostrar em seus filmes vivências que até então eram negligenciadas pelo cinema francês. Na programação da mostra está o filme que inicia a trajetória do cineasta: “Johan”, de 1976, que estreou no Festival de Cannes e experimenta diversas formas fílmicas com som e imagem.

Philippe Vallois – Foto: Portal da Prefeitura de Juiz de Fora

Ao todo, a programação no Cine Humberto Mauro conta com sete trabalhos de Philippe Vallois e uma masterclass que ele vai apresentar no dia 23 de agosto, às 19h30, com tradução simultânea para o português. Já no dia 25, a partir das 22h, o diretor celebra seu aniversário de 74 anos junto ao público do evento, nos jardins internos do Palácio das Artes.



Philippe Vallois também visita Juiz de Fora para uma série de debates com o público local, além de participar das demais atividades do Agosto Multicor, como o 40º Miss Gay Brasil, que acontece no dia 20 de agosto. O Agosto Multicor é um evento que busca democratizar o acesso à produção educativa e cultural LGBT+, promovendo o intercâmbio entre artistas locais e internacionais. É uma realização da Secretaria de Turismo de Juiz de Fora, parceira da mostra, assim como a Embaixada da França no Brasil.

A mostra “Philippe Vallois: cartografias do desejo” é gratuita e também estará disponível com exclusividade, de 26 de agosto a 26 de setembro, na plataforma cinehumbertomauromais.com. No Cine Humberto Mauro, fica em cartaz até 25 de agosto. Confira a programação completa no site palaciodasartes.com.br.