"Parceiros da Noite" (Cruising, 1980), de William Friedkin - Divulgação
"Parceiros da Noite" (Cruising, 1980), de William Friedkin - Divulgação

Mostra do Cine Santa Tereza exibe sucessos de Al Pacino

Até 31 de maio, o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, exibe a mostra “Al Pacino”, com uma seleção de filmes que marcam a carreira do ator norte-americano. Ao todo, 20 produções fazem parte da programação. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma carga de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.

Aclamado pela crítica e adorado pelos fãs, Al Pacino está no rol dos atores que marcaram a história do cinema mundial. Com 83 anos de idade recém completados no dia 25 de Abril, o artista segue em plena atividade. Com mais de 50 anos de carreira e uma filmografia permeada por personagens icônicos, Pacino é reconhecido pela intensidade e densidade dramática dos personagens que interpreta e que lhe renderam nove indicações ao Oscar.

Fazem parte da mostra filmes como a trilogia “O Poderoso Chefão”, do diretor Francis Ford Coppola, que revela a transformação de um jovem capitão da marinha no grande mafioso Michael Corleone. Outros criminosos marcantes interpretados por Pacino também aparecem em longas como “Um Dia de Cão” (1975), de Sidney Lumet, “Scarface” (1983), de Brian de Palma. Já em “Fogo Contra Fogo” (1995), de Michael Mann, o ator interpreta um experiente detetive e contracena pela primeira vez com Robert De Niro.



A versatilidade de Pacino pode ser conferida ainda em “Perfume de Mulher” (1992), remake de um filme italiano que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator ao interpretar um ex-militar aposentado e cego, aprendendo com um jovem inexperiente a superar sua desilusão com a vida.

A mostra traz ainda obras relevantes na carreira do ator, como “O Espantalho” (1973), de Jerry Schatzberg, “O Advogado do Diabo” (1997), de Taylor Hackford, “O Informante” (1999), de Michael Mann, e “As Duas Faces da Lei” (2008), de Jon Avnet.

O público também poderá conferir o primeiro filme no qual Pacino assina a direção: “Ricardo III: Um Ensaio” (1996). O longa apresenta o drama de Shakespeare a partir de um formato distinto do teatro convencional e, ao mesmo tempo, não-tradicional para as narrativas clássicas cinematográficas, mesclando e intercalando a montagem teatral com cenas de bastidores, discussões dos atores e entrevistas com habitantes de Nova York.

"Um Domingo Qualquer" (Any Given Sunday, 1999), de Oliver Stone - Divulgação
“Um Domingo Qualquer” (Any Given Sunday, 1999), de Oliver Stone – Divulgação

A programação completa da mostra “Al Pacino” pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.