"Levante" (2023), de Lillah Halla - Divulgação/Manjericão Filmes
"Levante" (2023), de Lillah Halla - Divulgação/Manjericão Filmes

Festival MixBrasil 2023 tem 10 longas brasileiros na disputa pelo Coelho de Ouro

O Festival MixBrasil realiza sua 31ª edição de 8 a 19 de novembro de 2023, em São Paulo. Dez longas-metragens brasileiros estão na disputa pelo troféu Coelho de Ouro. Já entre os curtas, 16 produções estão na competição.

Entre os longas, destaque para filmes como “A Alegria é a Prova dos Nove”, da veterana Helena Ignez; “Levante”, que foi premiado no Festival de Cannes deste ano; “Pedágio”, selecionado para os festivais de Toronto e San Sebastián, e premiado no Festival do Rio; e o documentário mineiro “Tudo o que Você Podia Ser”, também vencedor de prêmios no festival carioca.

O MixBrasil apresenta ainda filmes nacionais nas mostras especiais, entre eles mais uma produção mineira: o documentário “Corpo Presente”, dirigido por Leonardo Barcelos, que fez sua pré-estreia mundial na Mostra de Tiradentes, no início do ano.



De Minas, o MixBrasil exibe ainda os curtas “Bolha”, dirigido por Leandro Wenceslau; “Trancinhas”, de Mariana Stolf Friggi; e “O Capitalismo Matou Meus Pais”, de Karen Suzane e Lucas Tunes.

Cena internacional diversa

O MixBrasil é um evento cultural dedicado a celebrar a diversidade, promover a expressão artística e avançar a inclusão social. A programação também conta com filmes internacionais, performances teatrais e outras atividades.

Entre os filmes estrangeiros selecionados para o festival de 2023, o MixBrasil apresenta obras premiadas nos Festivais de Berlim, Veneza, Cannes e San Sebastián, como “Todas as Cores Entre o Preto e o Branco” e “Orlando, Minha Biografia Política”, vencedores do Teddy Award na Berlinale, nas categorias ficção e documentário.

"Todas as Cores Entre o Preto e o Branco" (All the Colours of the World Are Between Black and White, 2023), de Babatunde Apalowo - Divulgação
“Todas as Cores Entre o Preto e o Branco” (All the Colours of the World Are Between Black and White, 2023), de Babatunde Apalowo – Divulgação

O público poderá conhecer também “Intimidade Virtual, espetáculo multimídia desenvolvido por artistas de Taiwan e da Austrália em conjunto com a comunidade queer de São Paulo, além de games como “Lipsync Killers”, jogo musical com elementos de RPG e lutas performados por drags.

Já as experiências XR (realidade estendida) incluem “Labirinto Imersivo”, que explora o ponto de pessoas omissas em relação ao ciclo de violência feminina, e “Ex Aequo”, com dez histórias inspiradoras de atletas profissionais que enfrentam discriminação baseada em raça, gênero, orientação sexual e deficiência.

O Festival MixBrasil 2023 acontece em sete espaços culturais da capital paulista e parte da programação está disponível online para todo o Brasil. Saiba mais no site oficial do evento.