"Augúrio" (Omen, 2023), de Baloji - Divulgação
"Augúrio" (Omen, 2023), de Baloji - Divulgação

15º Cinefantasy exibe 110 filmes do cinema fantástico contemporâneo

15º Cinefantasy.

O Cinefantasy — Festival Internacional de Cinema Fantástico celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes, entre longas e curtas, realizados em 20 países e nos quatro cantos do Brasil. Além do panorama do cinema fantástico da atualidade, o evento faz uma homenagem ao produtor brasileiro Rodrigo Teixeira e promove uma série de atividades afirmativas.

O evento acontece de 2 a 9 de dezembro, em São Paulo, com sessões no MIS – Museu da Imagem e do Som, e no Cine Satyros Bijou, tudo com entrada gratuita. Um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.



A sessão de abertura acontece neste sábado, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento, diretor de clássicos como “Suspiria” e “Prelúdio Para Matar”.

 

Longas em competição

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina é o país com maior número de longas-metragens da história do Cinefantasy. Dos 15 longas selecionados, cinco são argentinos e inéditos no Brasil.

Para os amantes de filmes violentos com sangue e muito horror, o festival apresenta “Quando o Mal Espreita”, de Demian Rugna, que foi o grande vencedor de Sitges em 2023, e virou um fenômeno mundial. Tem ainda  “Auxílio”, de Tamae Garateguy, que estreou no Bifan na Coreia e foi exibido em Sitges; “O Santo” de Agustin Carbonere, que levou prêmio de melhor filme e direção no BAFICI; e “Maria”, de Gabriel Grieco. A comédia “Lavanderia Nancy Sport”, de Agustín Gregori, também está entre os argentinos selecionados.

Outro destaque é o aguardado “Augúrio”, longa de estreia do jovem diretor, atoe e músico congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré-candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

A seleção conta ainda com “Asterrarium”, de Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov (Rússia), “Departamento Editorial de Exploração Espacial”, de Dashan Kong (China), “A Capela”, da diretora Carlota Pereda, e “O Escalpelador”, de Chad Ferrin (Estados Unidos), sendo este último um terror slasher imperdível para os fãs do gênero.

O Brasil vem representado por três títulos inéditos no 15º Cinefantasy. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessão (confira nossa entrevista com ele).

O novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru e que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão.

Por fim, “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, faz no Cinefantasy a sua première na América Latina.

 

Homenageado

O homenageado do 15º Cinefantasy é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival.

Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, Teixeira produziu diversos filmes de sucesso, como “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, “Ad Astra”, dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por ele: “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial”, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Online para todo o Brasil

Um recorte da programação do 15º Cinefantasy estará disponível na plataforma Spcine Play, de 1º a 11 de dezembro, com acesso gratuito em todo o território nacional.

O público poderá conferir via streaming os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 5 anos.

A programação completa está disponível no site cinefantasy.com.br.

Com informações da assessoria de imprensa do Cinefantasy.