"O Diabo na Rua no Meio do Redemunho" (2023), de Bia Lessa - Divulgação
"O Diabo na Rua no Meio do Redemunho" (2023), de Bia Lessa - Divulgação

27ª Mostra de Tiradentes debate as “formas do tempo” e homenageia dupla mineira

Referência na exibição do cinema brasileiro contemporâneo e conectada às tendências e discussões do momento, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 19 a 27 de janeiro de 2024, na cidade histórica mineira. Nesta edição, o festival tem como temática “As Formas do Tempo”. De acordo com o coordenador da equipe de curadoria, Francis Vogner dos Reis, o tema surgiu a partir da preocupação do evento em compreender os movimentos do audiovisual no país, especialmente, em seus pontos de ruptura.

As duas homenagens da 27ª Mostra de Tiradentes se relacionam fortemente ao seu conceito temático. Em 2024, o festival celebra as trajetórias do cineasta mineiro André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen, também mineira. Ambos chamaram atenção na cena audiovisual quase simultaneamente e tiveram um elo em comum na produtora Filmes de Plástico.

André Novais é um dos sócios da produtora sediada em Belo Horizonte e realizou, por meio dela, o curta “Fantasmas”, lançado em Tiradentes, em 2010. No mesmo ano, Bárbara Colen estreou nas telas, no Festival de Brasília, com o curta “Contagem”, dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins, também produzido pela Filmes de Plástico.



De lá para cá, André se tornou um dos mais celebrados cineastas brasileiros, conquistando prêmios com seus curtas e longas, entre eles “Temporada” e o recém-lançado “O Dia que Te Conheci”. Já Bárbara deslanchou a carreira de atriz, estrelando filmes como “Bacurau” e o recente “Fogaréu”, além da série “Hit Parade” e telenovelas da Globo.

Em seguida à performance audiovisual na noite de abertura de Tiradentes, serão exibidos dois filmes inéditos: o média “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira, feito especialmente para a mostra, e “Roubar um Plano”, também de André, em parceria com o cineasta paulista Lincoln Péricles, finalizado a tempo para esta estreia mundial.

Filmes

A 27ª Mostra de Tiradentes terá nove dias de vasta programação gratuita, com a exibição de 145 filmes, sendo 43 longas, três médias e 99 curtas, vindos de 20 estados, todos projetados em pré-estreias e mostras temáticas.

Na seleção da Mostra Aurora, que é dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas na carreira, competem este ano: “Eu Também não Gozei” (SP), de Ana Carolina Marinho; “O Tubérculo” (SP), de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thome Zetune; “Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves; “Sofia Foi” (SP), de Pedro Geraldo; “Not Dead” (BA), de Isaac Donato; “Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo; e “EROS” (PE), de Rachel Daisy Ellis. Eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra. Leia detalhes sobre os filmes aqui.

A Mostra Olhos Livres é um recorte de longas-metragens que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos, entre cineastas de carreiras consolidadas e outros que estão trilhando seus caminhos. São seis títulos em 2024: “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arhur Tuoto; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e “Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos serão avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach. Saiba mais sobre cada um aqui.

"Foram os Sussurros que Me Mataram" (2024), de Arthur Tuoto - Divulgação
“Foram os Sussurros que Me Mataram” (2024), de Arthur Tuoto – Divulgação

Além dos filmes das mostras Aurora e Olhos Livres, Tiradentes tem como destaque a programação de filmes que serão exibidos ao ar livre, na praça. Entre as obras selecionadas para esta edição estão o grande sucesso “Mussum – O Filmis”, além do drama familiar “A Festa de Leo”.

Tem ainda o premiado  “Mais um dia Zona Norte”, vencedor do Festival de Brasília, e o documentário “As Primeiras”, sobre o grupo de mulheres que formou a primeira seleção feminina de futebol do Brasil. O encerramento será com “Saideira”, filme que acompanha duas irmãs ao se reencontrarem depois de uma década indo em busca da herança de um avô no interior de Minas.

A programação da 27ª Mostra de Tiradentes traz ainda mostras dedicadas ao cinema de invenção e a trabalhos autorais de diretores que já conquistaram reconhecimento no mercado nacional e internacional. Um dos destaques é o filme “O Diabo na Rua no meio do Redemunho”, da diretora Bia Lessa, que faz uma releitura do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e traz Caio Blat e Luisa Arraes no elenco.

O festival terá ainda lançamento de livros, performances artísticas e shows musicais. Tudo com entrada gratuita. Confira a programação completa no site oficial.