Outubro tem tudo para ser o mês mais fraco para lançamentos no circuito comercial em 2016. Também, pudera: com o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo acontecendo, é natural que os distribuidores reservem muitos dos filmes mais interessantes de suas cartelas para esses eventos. Portanto, quem estiver num dos dois, aproveite!

TELESCÓPIO: Filmes para ver em outubro no cinema

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes!! (Everybody Wants Some!!, 2016)

Outubro tem tudo para ser o mês mais fraco para lançamentos no circuito comercial em 2016. Também, pudera: com o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo acontecendo, é natural que os distribuidores reservem muitos dos filmes mais interessantes de suas cartelas para esses eventos. Portanto, quem estiver num dos dois, aproveite!

Mas nem tudo está perdido. Eu destaco as estreias do thriller de espionagem “Nosso Fiel Traidor”, baseado no livro de John le Carré (“O Espião que Sabia Demais”, “O Jardineiro Fiel”, “O Homem Mais Procurado”); a animação “Kubo e as Cordas Mágicas”, nova produção stop-motion da Laika (“Coraline e o Mundo Secreto”, “Os Boxtrolls”); a comédia nacional “Shaolin no Sertão”, do Halder Gomes (“Cine Holliúdy”, fenômeno de bilheteria em 2012); e por fim “Jovens, Loucos e Mais Rebeldes!!”, a tão falada “continuação espiritual” da comédia seminal dos anos 90 “Jovens, Loucos e Rebeldes”, dirigida por Richard Linklater (“Boyhood”).



Como de hábito: as escolhas são baseadas em interesses pessoais. As indicações vêm muito da reputação dos diretores e do boca a boca nos festivais e entre os críticos. A fonte de consulta é o portal Filme B, onde você encontra o calendário completo. As datas estão sujeitas a alterações.  E clicando nos títulos dos filmes, você tem mais informações sobre cada um e pode ver os trailers.

Nosso Fiel Traidor (Our Kind of Traitor , 2016)6 de outubro

No fim do túnel [Al final del túnel, Espanha, 2016], de Rodrigo Grande (Warner). Gênero: policial. Elenco: Leonardo Sbaraglia, Clara Lago, Pablo Echarri.

Nosso fiel traidor [Our kind of traitor, Reino Unido, 2016], de Susanna White (Diamond Films). Gênero: suspense. Elenco: Ewan McGregor, Damian Lewis, Naomi Harris.

13 de outubro

Kubo e as cordas mágicas [Kubo and the Two Strings, Estados Unidos, 2015], de Travis Knight (Universal). Gênero: animação. Elenco: Matthew McConaughey, Charlize Theron, Rooney Mara.

O Shaolin do sertão [Brasil, 2015], de Halder Gomes (Downtown/Paris). Gênero: comédia. Elenco: Edmilson Filho, Bruna Hamú, Dedé Santana.

Jovens, loucos e mais rebeldes!! [Everybody wants some!!, Estados Unidos, 2015], de Richard Linklater (California Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Zoey Deutch, Glen Powell, Tyler Hoechlin.

Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and the Two Strings, 2016)20 de outubro

O contador [The Accountant, Estados Unidos, 2016], de Gavin O’Connor (Warner). Gênero: drama. Elenco: Anna Kendrick, Ben Affleck, J.K. Simmons.

A nona vida de Louis Drax [The 9th life of Louis Drax, Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, 2015], de Alexandre Aja (Imagem). Gênero: suspense. Elenco: Jamie Dornan, Sarah Gadon, Aaron Paul.

27 de outubro

A garota no trem [The girl on the train, Estados Unidos, 2016], de Tate Taylor (Universal). Elenco: Haley Bennett, Emily Blunt, Rebecca Ferguson.