"Le Petit Nicolas" (2022), de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre - Divulgação
"Le Petit Nicolas" (2022), de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre - Divulgação

13º Festival ANIMAGE exibe cinco longas de animação inéditos no Brasil

A 13ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 3 a 8 de outubro no Recife, promovendo o principal encontro na atualidade do cinema de animação mundial no Brasil.

A programação, totalmente gratuita e para todas as idades, ocupa as salas de cinema do Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE, com longas-metragens e curtas, distribuídos na Mostra Competitiva e nas mostras especiais, além de masterclass e bate-papo com realizadores.

A noite de abertura do ANIMAGE traz a estreia nacional de “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, primeiro longa-metragem dirigido por Marcelo Marão, e “Ciranda Feiticeira”, novo curta do pioneiro pernambucano Lula Gonzaga e Tiago Delácio (dia 3/10, terça-feira, no Teatro do Parque).



A seleção de longas do ANIMAGE 2023 traz também as estreias no Brasil da premiada produção francesa “Le Petit Nicolas”, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, a alemã “Johnny & Me – A Journey Through Time with John Heartfield”, de Katrin Rothe, a camaronese “La Grotte Sacrée”, de Daniel Minlo e Masso Cyrille, e a portuguesa “Os Demônios do Meu Avô”, de Nuno Beato.

Completam a programação de longas: a animação brasileira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, e “Velhas Lendas Tchecas”, um clássico da Tchecoslováquia, de Jiří Trnka.

As mostras especiais, outro ponto forte do ANIMAGE,  trazem este ano: Mostra Africana, Mostra Brasil, Mostra Erótica, Mostra Retrospectiva Marão, Mostra Argentina Our Fest e Mostra Hermína Týrlová.

"Palavras Mágicas" (2023), de Carlon Hardt - Divulgação
“Palavras Mágicas” (2023), de Carlon Hardt – Divulgação

​​”O festival segue firme em seu propósito de apresentar o melhor da animação produzida no Brasil e no mundo, obras que provoquem experiências transformadoras, que dialoguem com adultos e crianças,” comenta Antonio (Gutie) Gutierrez, diretor do festival. “A proposta do ANIMAGE é apresentar um conteúdo arrojado, que justifique sua posição entre os os mais relevantes festivais de cinema do país”, completa.

Além do responsável geral, Júlio Cavani, a 13ª edição traz um time de curadoras que participaram das escolhas das mostras especiais e na seleção da Competitiva. Integram a equipe curatorial Chia Beloto (PE), Nara Aragão (PE), Radhi Meron (SP), Pâmela Peregrino (BA), Kalor Pacheco (PE) e Paola Becco (Argentina).

“O cinema de animação vai do fundo das fossas abissais oceânicas até o topo das mais altas montanhas de gelo, não há limites para a criatividade. A programação do ANIMAGE atravessa as mais variadas paisagens naturais, sobrenaturais, sociais, psicológicas, políticas e estéticas”, afirma Cavani.

A 13ª edição do ANIMAGE oferece sete longas, 128 curtas, 10 sessões da Mostra Competitiva (duas delas dedicada ao público infantil), seis mostras especiais, uma Masterclass  e um bate-papo. A programação completa soma 135 filmes, de 45 países (sendo 28 produções brasileiras), distribuídos em 38 sessões. Confira mais detalhes, datas e horários no site oficial.

13º ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco - Divulgação
Divulgação

Com informações da assessoria de imprensa do ANIMAGE.