"Ice Merchants" (2023), de João Gonzalez - Divulgação
"Ice Merchants" (2023), de João Gonzalez - Divulgação

ANIMAGE 2023 anuncia os filmes premiados

O 13º ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco anunciou os filmes vencedores da Mostra Competitiva na noite do dia 8 de outubro. “Ice Merchants” foi escolhido como o Melhor Curta-Metragem pelo júri, levando o Grande Prêmio ANIMAGE.

Escrito e realizado pelo português João Gonzalez, “Ice Merchants” traz uma realidade fantástica sobre um homem e seu filho que saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa presa no alto de um precipício gelado. O belo curta de 14 minutos, sobre o amor familiar e com técnicas de animação 2D, conquistou o júri do ANIMAGE 2023, onde teve sua estreia no Brasil.

O júri comenta sobre o grande vencedor desta 13 ª edição: “Tão original e autoral que é, tão pessoal e concomitantemente ousado como foi, tão inédito e histórico como será. A comovente honestidade vinculada à devastadora sinceridade que constroem essa animação que nos abraça, pra deitar junto. Carinho, afeto, dor e luta que nos fazem pensar sobre quem nos são mais queridos, caros e afetivos. Um filme feito de amor”.



A Mostra Competitiva de curtas reuniu produções atuais de animação do mundo todo e premiou obras em nove categorias. Este ano, o festival recebeu mais de 1.700 inscrições de curtas para a competição, de 99 países, um novo recorde na história do evento. O prêmio principal de Melhor Curta, além da estatueta, recebe R$ 4.000,00 em dinheiro.

Pela votação do público, o escolhido como melhor curta foi o brasileiro “Cadê Heleny?”, de Esther Vidal. O filme, com narrativa de documentário, fala sobre Heleny Guariba, desaparecida política que foi torturada durante a ditadura militar.

Entre os premiados desta 13ª edição, também estão filmes da França, Reino Unido, Hungria e República Tcheca. Além das categorias tradicionais da Mostra Competitiva, o júri selecionou dois filmes para menção honrosa, do Brasil e Ilha da Reunião.

O Melhor Curta Brasileiro foi “Carcinização”, de Denis Souza. “Uma animação que consegue cativar e envolver pelo conjunto completo da obra: um uso criativo, jovem e atual da técnica de animação em conjunto com a direção de arte, que se apresentam de formas tão diversas quanto cada momento da narrativa do roteiro parece pedir, embalados pelo som e trilha sonora que nos soam serem nativas daquele ambiente e história”, justifica o júri. O filme também venceu o Prêmio ABCA Melhor Curta Brasileiro – Troféu Jeorge Pereira.

"Carcinização" (2023), de Denis Souza - Divulgação
“Carcinização” (2023), de Denis Souza – Divulgação

O júri oficial do ANIMAGE 2023 foi formado por Ianah Maia, Marcelo Marão e Ulisses Brandão. Já o prêmio Jeorge Pereira, da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), uma parceria com o festival desde 2018, teve o júri composto por Camila Monart, Felipe Soares e Tarsila Tavares.

Confira os premiados em todas as categorias (saiba mais sobre cada filme no site oficial):

Melhor Curta – Grande Prêmio ANIMAGE: Ice Merchants, de João Gonzalez (Portugal)

Melhor Curta – Prêmio do Público: Cadê Heleny?, de Esther Vidal (Brasil)

Melhor Curta Infantil: Coelhitos e Gambazitas, de Thomate Larson (Brasil)

Melhor Curta Brasileiro: Carcinização, de Denis Souza (Brasil)

Melhor Direção: Ressources Humaines, de Trinidad Plass, Titouan Tillie e Isaac Wenzek (França)

Melhor Roteiro: My Name is Edgar and I Have a Cow, de Filip Diviak (República Tcheca)

Melhor Direção de Arte: Curiosa, de Tessa Moult-Milewska (Reino Unido)

Melhor Técnica: La Passante, de Hannah Letaif (França)

Melhor Som: Introduction aux Études Cinématographiques, de Géza M. Tóth (Hungria)

Menções Honrosas: Lapso, de Mônica Moura (Brasil) e Gromonmon, de Laurent Pantaleón (Ilha da Reunião)

Prêmio ABCA Melhor Curta Brasileiro – Troféu Jeorge Pereira: Carcinização, de Denis Souza (Brasil, 2023)

Menção Honrosa ABCA: Cadê Heleny?, de Esther Vidal (Brasil, 2022)

Com informações da assessoria de imprensa do ANIMAGE.