"O Desafio de Marguerite" (Le Théorème de Marguerite, 2023), de Anne Novion - Divulgação
"O Desafio de Marguerite" (Le Théorème de Marguerite, 2023), de Anne Novion - Divulgação

Festival Varilux 2023 apresenta filmes franceses inéditos e homenagem a Brigitte Bardot

O Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 14ª edição em 2023 com uma homenagem à Brigitte Bardot. A identidade visual e o cartaz do evento estampam a jovem atriz Julia de Nunez, caracterizada como a musa francesa para a minissérie de mesmo nome, que será apresentada no festival em algumas sessões gratuitas.

Este ano, o Festival Varilux ocorre em todo o Brasil, entre 9 e 22 de novembro, e apresenta 19 filmes recentes da cinematografia francesa, além de dois clássicos estrelados por Brigitte Bardot: “E Deus Criou a Mulher”, do diretor Roger Vadim, e “O Desprezo”, do mestre Jean-Luc Godard.



Na seleção de produções recentes, destaque para o vencedor da Palma de Ouro deste ano: “Anatomia de uma Queda”, da diretora Justine Triet. O filme é uma jornada psicológica inquietante sobre uma mulher que é julgada pelo misterioso assassinato de seu marido.

O Festival Varilux 2023 vai exibir também outros destaques do circuito de festivais que ainda são inéditos no Brasil, entre eles “O Desafio de Marguerite”, “Conduzindo Madeleine”, “Crônica de uma Relação Passageira”, “Culpa e Desejo” e “As Bestas”.

As sinopses e os horários de exibição de cada filme podem ser conferidas no site oficial do Festival Varilux.

Presença francesa no Brasil

Assim como em outras edições, uma delegação artística, formada por diretores e atores franceses, estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para participar de debates com o público em algumas sessões do Festival Varilux.

Entre os convidados estão a jovem atriz Julia de Nunez, que vem falar sobre seu papel em “Brigitte Bardot”, série biográfica de grande sucesso na TV francesa sobre a musa do cinema francês.

Também ator, Stefan Crepon, indicado ao César de Melhor Ator Revelação pela atuação em “Peter Von Kant”, de François Ozon, exibido no ano passado, estará ao lado do diretor Cédric Kahn. Eles vão apresentar o drama “Making Of”, sobre uma filmagem que sai dos trilhos, cheia de ideias, sentimentos e surpresas.

"O Astronauta" (L’astronaute, 2022), de Nicolas Giraud - Divulgação/Nord-Ouest Films
“O Astronauta” (L’astronaute, 2022), de Nicolas Giraud – Divulgação/Nord-Ouest Films

Com 37 anos de experiência no mercado audiovisual, o diretor Bruno Chiche vem apresentar o longa “Maestro(s)”. Já a diretora Anna Novion traz o drama “O Desafio de Marguerite”, filme apresentado na Sessão Especial do Festival de Cannes de 2023 e destaque na 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Biarritz.

Outra convidada, Baya Kasmi mostrará a comédia “O Livro da Discórdia”. A diretora e roteirista já conquistou o César de Melhor Roteiro Original por um filme inspirado em sua própria vida.

Diretor de “O Renascimento”, Rémi Bezançon também integra a delegação. Ele já marcou presença no festival, em 2019, através do filme “O Mistério de Henri Pick”, com Fabrice Luchini e Camille Cottin. Com vários prêmios por sua trajetória profissional, Nicolas Giraud traz “O Astronauta”, produção da qual é diretor e ator.