Campos Culturais - Oficina de Cinema - Foto: André Amparo

Oficina de cinema no Morro do Papagaio encerra inscrições em 22 de março

Jovens do Morro do Papagaio que sonham em fazer um filme podem participar da oficina gratuita de cinema que acontecerá de 3 a 7 de abril, onde irão realizar, coletivamente, um curta-metragem. A atividade faz parte do projeto Campos Culturais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 22 de março, para moradores da região que têm entre 13 e 19 anos, pelo formulário disponível neste link e na bio do instagram.com/camposculturais.

Ao todo, são ofertadas 10 vagas e, para participar, não é exigida experiência na área. Durante cinco dias de oficina, o cineasta mineiro Cris Azzi apresenta um conjunto de aulas teóricas e práticas que possibilitam a vivência em grupo de todas as etapas de realização de um filme. Completamente gratuitas, as aulas acontecem de quarta a domingo, na Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte – MG). Além de certificado para cada participante, o projeto também oferece apostila, camiseta e lanches durante o curso.

“A oficina é um convite aos jovens para uma experiência cinematográfica. A partir das próprias vivências, essa turma vai encontrar uma forma de dizer algo para o mundo através de um filme. Escolher que história contar e como ela será contada, em um trabalho em equipe. A gente acredita que o cinema é uma arte essencialmente coletiva”, afirma Cris Azzi. Os encontros abrangem a concepção de uma ideia, a escrita do roteiro, fotografia, direção de cena, captação de som e montagem. Ao final, a turma terá produzido seu próprio filme, que será exibido em uma sessão de cinema para toda a comunidade.



Segundo Nicolas Okinawa Rodrigues Fernandes, 18 anos, conhecido como “Nick”, participante da oficina de cinema do Campos Culturais em 2023, no bairro Granja de Freitas, a experiência é transformadora. “Cada dia que passa é mais uma alegria, vai mudando o seu jeito de pensar, de falar, de ver as coisas. Você vai conhecendo gente nova, coisa nova! Mexe com câmera, com roteiro… Com tudo que você imaginar! A gente aprende demais. E criamos um filme nosso para mostrar para a família, os amigos, todo mundo que conhecemos. Isso é uma coisa única”, destaca Nicolas.

Campos Culturais – Oficina de Cinema – Foto Andre Amparo

Campos Culturais

Para fortalecer os territórios periféricos de Belo Horizonte, o Campos Culturais tem como proposta potencializar os espaços de convivência dentro das comunidades, para realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. O projeto atua em quadras esportivas dos bairros beneficiados, assim como seu entorno. Os espaços também recebem pinturas artísticas com uso de graffiti e outras técnicas, produzidas por artistas locais, apresentações e sessões de cinema.

De forma gratuita, as ações contribuem para o bem-estar e o convívio social entre moradores. O primeiro território a receber o Campos Culturais foi o bairro Granja de Freitas, na Regional Leste, marcando o lançamento do projeto, em novembro de 2023. Em 2024, a iniciativa chega ao Morro do Papagaio, na Regional Centro-Sul.

O Campos Culturais é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem parceria do Coletivo Levante, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO
Oficina Gratuita de Cinema – Campos Culturais
Data: 3 a 7 de abril de 2024
Local: Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte – MG)
Inscrições: até sexta-feira, 22 de março de 2024, neste link
Informações: whatsapp (31) 97117-8101
Redes sociais: instagram.com/camposculturais; facebook.com/camposculturais

 

Com informações da assessoria de imprensa do Campos Culturais