RANKING: filmes vistos em 2014 – primeiro semestre

olobodewallstreet01
Margot Robbie e Leonardo DiCaprio em “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese.
Se você tem tempo disponível para ir ao cinema e assistir a todos os lançamentos, certamente a sua lista de melhores filmes do ano é mais completa e confiável do que a minha. Infelizmente, eu não tenho tal disponibilidade e preciso peneirar bastante a programação das salas. O desejo de ver tudo só não é maior do que a vontade de escrever sobre todos que eu consigo ver — e ambos residem juntos no idealismo deste cinéfilo.

A seguir, no meu balanço de meio de ano, estão  filmes do Oscar, os principais blockbusters, destaques nacionais e, claro, algumas escolhas pessoais. Para ser justo, estou listando também as prioridades para a repescagem no segundo semestre. Ou seja: são filmes que eu perdi porque ficaram pouco tempo em cartaz ou simplesmente porque não estrearam em Belo Horizonte, mas que eu quero muito ver. Será que algum deles desbanca os atuais favoritos? É provável, sem contar com os vários lançamentos que ainda estão por vir e que podem modificar radicalmente o ranking até o final do ano.

Para as listas a seguir, foram considerados apenas lançamentos comerciais, nos cinemas brasileiros, ocorridos entre janeiro e junho.



Aguardo a sua lista nos comentários, OK? Sinta-se a vontade para deixar recomendações também.

MELHORES FILMES

Ela [Her, EUA, 2013], de Spike Jonze (Sony)
Cortinas fechadas [Pardé, Irã, 2013], de Jafar Panahi e Kambuzia Partovi (Esfera/Vitrine)
Inside Llewyn Davis: Balada de um homem comum [Inside Llewyn Davis, EUA/França, 2013], de Joel e Ethan Cohen (Paris)
Sob a pele [Under The Skin, Reino Unido, 2013], de Jonathan Glazer (Paris)
O menino e o mundo [Brasil, 2013], de Alê Abreu (Espaço Filmes)
O lobo de Wall Street [The Wolf of Wall Street, EUA, 2013], de Martin Scorsese (Paris)
Quando eu era vivo [Brasil, 2013], de Marco Dutra (Vitrine)
Riocorrente [Brasil, 2014], de Paulo Sacramento (California)
No limite do amanhã [Edge of Tomorrow, EUA, 2014], de Doug Liman (Warner)
10º X-Men – Dias de um futuro esquecido [X-Men – Days of Future Past, EUA, 2014], de Bryan Singer (Fox)

TAMBÉM GOSTEI MUITO (sem ordem específica):

Uma aventura Lego [The Lego Movie, EUA, 2014], de Phil Lord e Christopher Miller (Warner)
O homem duplicado [Enemy, Canadá/Espanha, 2013], de Denis Villeneuve (Imagem)
O lobo atrás da porta [Brasil, 2013], de Fernando Coimbra (Imagem)
Mar negro [Brasil, 2013], de Rodrigo Aragão (Petrini Filmes)
Alabama Monroe [The Broken Circle Breakdown, Bélgica, 2012], de Felix Van Groeningen (Imovision)
Nebraska [EUA, 2013], de Alexander Payne (Sony)
Avanti popolo [Brasil, 2013], de Michael Wahrmann (Vitrine)
Frozen – Uma aventura congelante [Frozen, EUA, 2013], de Chris Buck e Jennifer Lee (Disney)
12 anos de escravidão [12 Years a Slave, EUA/Reino Unido, 2013], de Steve McQueen (Disney)
Lunchbox [India/França/Alemanha, 2013], de Ritesh Batra (Imovision)
Um episódio na vida de um catador de ferro-velho [Epizoda u Zivotu Beraca Zeljeza, Bósnia-Herzegovina/França/Eslovênia/Itália, 2013], de Danis Tanovic (Zeta Filmes)
Hoje eu quero voltar sozinho [Brasil, 2014], de Daniel Ribeiro (Vitrine)
Até o fim [All Is Lost, EUA, 2013], de J.C. Chandor (Paris)
Capitão América – O soldado invernal [Captain America – The Winter Soldier, EUA, 2014], de Anthony Russo e Joe Russo (Disney)
Alemão [Brasil, 2013], de José Eduardo Belmonte (Downtown/Paris)
Godzilla [EUA, 2014], de Gareth Edwards (Warner)

PIORES FILMES

47 Ronins [47 Ronin, EUA, 2012], de Carl Rinsch (Universal)
Operação sombra: Jack Ryan [Jack Ryan, EUA, 2013], de Kenneth Branagh (Paramount)
Frankenstein – Entre anjos e demônios [I, Frankenstein, EUA, 2013], de Stuart Beattie (PlayArte)
O grande herói [Lone Survivor, EUA, 2014], de Peter Berg (Paris)
Oldboy – Dias de vingança [Oldboy, EUA, 2013], de Spike Lee (Paris)
O herdeiro do Diabo [Devil’s Due, EUA, 2014], de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet (Fox)
Need for Speed [EUA, 2014], de Scott Waugh (Disney)
300 – A ascensão do Império [300 – Rise of an Empire, EUA, 2013], de Noam Murro (Warner)

PRIORIDADES PARA A RESPECAGEM

Eles voltam [Brasil, 2014], de Marcelo Lordello (Vitrine)
Os dias com ele [Brasil, 2012], de Maria Clara Escobar (Vitrine)
Olho nu [Brasil, 2014], de Joel Pizzini (Vitrine)
Vidas ao vento [Kaze Tachinu, Japão, 2013], de Hayao Miyazaki (California Filmes)
O grande mestre [Yi daí zong shi, China/Hong-Kong 2013], de Wong Kar-wai (California)
O congresso futurista [Le congrès, França/Israel/Alemanha/Polônia/Luxemburgo/Bélgica, 2013], de Ari Folman (Imovision)
Cães errantes [Stray Dogs, Taiwan/França, 2013], de Tsai Ming-Liang (Filmes da Mostra)
Pais e filhos [Like Father, Like Son, Japão, 2013], de Kore-eda Hirokazu (Imovision)
Uma família em Tóquio [Tokyo kazoku, Japão, 2013], de Yôji Yamada (Esfera/Vitrine)
A imagem que falta [L’image manquante, Camboja, 2013], de Rithy Panh (H2O Films)
Heli [México/França/Alemanha/Holanda, 2013] de Amat Escalante (Zeta Filmes)
Instinto materno [Pozitia Copilului, Romênia, 2013], de Calin Peter Netzer (Imovision)
Pelo malo [Venezuela/Peru/Argentina/Alemanha, 2013], de Mariana Rondón (Esfera/Vitrine)
7 Caixas [7 Cajas, Paraguai, 2012], de Juan Carlos Maneglia (Tucumán)
Eu, mamãe e os meninos [Les garçons et Guillaume, à table!, França/Bélgica, 2013], de Guillaume Gallienne (Europa/Mares Filmes)
Oslo, 31 de agosto [Oslo, 31. August , Noruega, 2011], de Joachim Trier (Lume Filmes) ■