Curso da UFMG debate ética e estética por meio de textos e filmes

Brigitte Bardot em "O Desprezo" (1963) - Foto: Lions Gate Home Entertainment/Divulgação
Brigitte Bardot em "O Desprezo" (1963), um dos filmes que serão analisados no curso Filosofia na Praça - Foto: Lions Gate Home Entertainment/Divulgação

O projeto de extensão da UFMG Filosofia na Praça está com matrículas abertas para o curso do primeiro semestre de 2019, que tem como temática “Ética e Estética: Do Texto à Tela”. De 13 de março a 3 de julho, sempre às quartas-feiras, professores das áreas de filosofia, literatura e cinema analisarão, em módulos independentes, esse tema comum à luz de diferentes perspectivas teóricas, contemplando um rico e variado conjunto de textos e filmes.

As matrículas podem ser realizadas por módulo ou pelo curso integral no site da Fundep, com valores variados. Para outras informações, acesse o site do projeto ou envie um e-mail para filosofianapraca@gmail.com

O projeto Filosofia na Praça é promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG e é aberta a todo o público. As aulas acontecem no Espaço de Conhecimento da UFMG, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.



Confira a programação dos módulos deste semestre:

Módulo I: Electra e Medeia – Matricídio e filicídio em cena
Professora Maria Cecilia de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG)
Dias: 13, 20 e 27 de março e 3 de abril
Horário: 19h30 às 21h10
Propõe-se uma abordagem dos temas do matricídio e do filicídio por meio da análise de cenas de tragédias gregas relativas às personagens Electra e Medeia. Serão tratadas as Coéforas, de Ésquilo, a Electra, de Sófocles, e a Electra e a Medeia, de Eurípides. Paralelamente, analisaremos a transposição dessas tragédias para a tela em filmes dos seguintes diretores: Cacoyannis, Jancso, Visconti e Canijo (mito de Electra); Pasolini, von Trier e Dassin (mito de Medeia).

Módulo II: A mitologia grega e suas reencenações nas artes visuais
Professora Celina F. Lage (Escola Guignard/UEMG)
Dias: 10, 17 e 24 de abril e 8 de maio
Horário: 19h30 às 21h10
Serão apresentadas algumas releituras de mitos gregos realizadas no âmbito das artes visuais: mitos da Odisséia de Homero nos filmes “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard, e “Um Olhar a Cada Dia”, de Theo Angelopoulos; os mitos criados por Platão na República, com destaque para o da caverna em suas recriações fílmicas; e, por fim, algumas representações da mitologia nas obras de outros artistas contemporâneos.

Módulo III: Dilema/Cinema
Professor Sérgio Alcides Pereira do Amaral (Letras/UFMG)
Dias: 15, 22 e 29 de maio e 5 de junho
Horário: 19h30 às 21h10
A partir do comentário de cinco filmes de algum modo relacionados a obras literárias, propõe-se a discussão de dois temas: (1) maneiras de a ficção se aproximar de problemas tais como o fanatismo, a maldade e a culpa; e (2) aspectos éticos da apropriação do texto pelo cinema. Serão examinados: “A Deusa” (1960), de Satyajit Ray (baseado em conto de Mukhopadhyay); “A Grande Testemunha” (Au hasard Balthazar, 1966), de Robert Bresson (a partir de alusão a “O Idiota”, de Dostoiévski); “Minha Noite com Ela” (1969), de Éric Rohmer (que aproveita os “Pensamentos”, de Pascal); “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa (sobre conto de Ryunosuke Akutagawa); e “O Espírito da Colmeia” (1973), de Víctor Erice (que explora o efeito da estória de “Frankenstein” sobre uma criança em tempos difíceis).

Módulo IV: Literatura e política no cinema dos Straub
Professor César Geraldo Guimarães (Comunicação Social/UFMG)
Dias: 12, 19 e 26 de junho e 3 de julho
Horário: 19h30 às 21h10
Este módulo aborda as relações entre o texto literário e a escritura fílmica a partir das aproximações – e distâncias também – entre a literatura de Cesare Pavese (“A Lua e as Fogueiras” e “Conversações com Leucó”) e de Franz Kafka (“O Desaparecido” ou “Amerika”) e os filmes de Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (“Da Nuvem à Resistência” e “Relações de Classe”). Entre a letra e a imagem corre o fio das correlações entre cinema e política.

Serviço:
Filosofia na Praça – Ética e Estética: do texto à tela
Data: 13 de março a 03 de julho
Horário: quartas-feiras, das 19h30 às 21h10
Local: Espaço de Conhecimento da UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH)

Com informações da assessoria de imprensa da UFMG.